Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Dica do Blogueiro.



Livro "Quanto custa uma vaca?" fala de economia às crianças por meio do cotidiano.
Há melhor maneira de introduzir às crianças um tema à primeira vista árido, como economia, do que trazendo a questão para o seu cotidiano? É essa a proposta de Quanto custa uma vaca?, dos uruguaios Robert e Aída Marcuse, que a Editora DSOP está lançando no Brasil com tradução de  Gabriel Perissé e ilustrações de Luyse Costa.
A história começa com a personagem Josefina acordando num sábado, aniversário de seu pai, com a mãe lhe pedindo para ir às compras, para ajudar no jantar de comemoração que está preparando para a família.

Enquanto ela espera com o carrinho cheio na fila do caixa do supermercado, uma exaltada senhora desconta na atendente sua indignação com o aumento do preço da carne. Em defesa da atendente certo homem acusa a economia como responsável pelo problema.
Mas “o que é economia?” A menina volta para casa, abraça seu pai por seu aniversário, e vem logo com essa pergunta. O pai reluta um pouco, mas com a insistência da filha em descobrir, afinal, o que é isso que causa tanta confusão, começa a elucidar de forma atraente, divertida e funcional conceitos básicos das ciências econômicas.

Oferta e procura, inflação, juros, consumo, o surgimento do dinheiro e sua importância para o giro comercial, entre tantos outros assuntos, vão sendo explicados sem traumas enquanto a narrativa segue, aproveitando situações rotineiras do universo infantil para explicar de maneira bastante concreta, como tudo isso influencia no dia-a-dia.
Mesmo tratando de um tema tão complexo, Quanto custa uma Vaca? não é, nem se parece com um livro didático ou paradidático. As explicações vão sendo introduzidas sutilmente na história da família de Josefina – com a qual outras famílias devem se identificar –, enquanto o leitor aprende naturalmente, com a sensação de estar, na verdade, lendo um romance cheio de diálogos. A pergunta do título, por exemplo, é feita pelo pai aos filhos, Josefina e seu irmão João, retomando a situação do primeiro capítulo da obra para contar como se calcula o valor das coisas desde o início dos tempos. Ficou curioso? Não deixe de ler.
A obra dialoga perfeitamente com o posicionamento da casa editorial no segmento infantojuvenil, em que privilegia títulos nacionais e internacionais que oferecem aos pequenos elementos que contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura e pela fantasia, tão essenciais para a organização harmoniosa de sua vida nos aspectos psíquico e social, combinando literatura com sua tradição em educação financeira, disciplina na qual já se consolidou como referência.
Sobre os autores
Os autores Robert e Aída Marcuse chamaram atenção justamente por terem trajetórias um tanto em comum com a própria história da Editora DSOP. Ele, que estudou em Columbia e Harvard e foi gerente geral e diretor de vários bancos, em diversos países, destacou-se pela publicação de livros sobre finanças e economia amplamente difundidos por sua abordagem pedagógica, enquanto ela publicou principalmente poesia e contos e 40 obras para o mercado da educação, tendo ainda em seu currículo mais de 250 títulos infantis traduzidos, muitos deles adotados pelos Ministérios da Educação da Argentina e do Peru para as escolas públicas.
Ilustrado por Luyse Costa, Quanto custa uma vaca? marca ainda a estreia do tradutor, Gabriel Perissé, no universo das crianças e jovens. Também pela Editora DSOP, o autor lançou recentemente o primeiro título da Coleção Formação Integral, voltada para educadores e alunos que se preparam para o ensino superior.
Informações Técnicas
Editora DSOP
140 páginas
Preço: R$19,90
Marcelo Ferla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.