Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Site traz todas as fotos do homem na Lua.


Site traz todas as fotos do homem na Lua
Fã de astronomia divulga mais de 8.400 imagens do Programa Apollo

POR O GLOBO

Neil Armstrong em treinamento para a Apollo 11 - Nasa.
O website The ProjectApollo Archive publicou nos últimos dias mais de 8.400 imagens das missões do Programa Apollo, que levaram o homem à Lua entre 1969 e 1972. 
As fotos podem ser vistas e baixadas gratuitamente, muitas delas, em alta resolução. 
O projeto é uma iniciativa de um fã de astronomia, o americano Kipp Teague, que, desde 1999, coleciona as fotografias obtidas através da agência espacial americana, a Nasa. 
Por ter sido criado na década de 1990, o site não tem uma navegação simples, mas as fotos podem ser mais facilmente visualizadas na conta do entusiasta no Flickr.
Todas as fotos tiradas na superfície da Lua por astronautas, com câmeras Hasselblad acopladas ao peito, estão incluídas na coleção, como explicou Teague à Planetary Society, uma organização não governamental dedicada a promover a exploração do espaço.
Teague, que trabalha com tecnologia da informação em Lynchburg, na Virgínia, há mais de 15 anos, criou o arquivo fotográfico como um suplemento outro site, o Apollo Lunar Jornal Surface, de seu amigo Eric Jones, que oferece relatos detalhados de cada missão lunar.
 “Por volta de 2004, o Johnson Space Center começou a re-digitalizar os filmes originais das câmeras Apollo Hasseelblad, e Eric e eu começamos a obter os arquivos em TIFF (de alta resolução, não comprimidos) em DVDs”, contou Teague. 
“Essas imagens foram processadas para inclusão em nossos sites, incluindo ajustes nos níveis de cor e brilho, e reduzidas para cerca de 1000 dpi (pontos por polegada) para as versões de alta resolução”.

A primeira equipe da primeira missão espacial tripulada Apollo, a Apollo 7, em 22 de maio de 1968: os astronautas Donn F. Eisele, Walter M. Schirra Jr., e Walter Cunningham - Nasa/JSC.
A galeria no Flickr inclui, atualmente, apenas as fotografias re-digitalizadas pelo Johnson Space Center que Teague recebeu. Isso quer dizer que não é possível, ainda, ver imagens em alta resolução, por exemplo, das missões Apollo 8 ou 13.
“A principal razão para os pedidos feitos dez anos atrás foi o site Apollo Lunar Jornal Surface, e não havia fotografias da superfície da Lua em nenhuma dessas missões”, explicou Teague.
O aficionado já solicitou imagens adicionais à Nasa, mas não tem certeza se a agência espacial tem o financiamento para fornecer mais arquivos.
“Enquanto isso, eu tenho obtido de outras fontes versões digitalizadas de vários filmes das missões Apollo 7, 9, 10 e 13, que eu adicionarei ao site em breve”, informou Teague.
Em sua página no Facebook, Teague também tem apresentando algumas das melhores imagens escaneadas. 
Ele também inclui outras raridades, como fotos do treinamento para a missão Apollo 11 — a primeira a realizar uma alunagem, no dia 20 de julho de 1969.

Neil Armstrong em treinamento para a Apollo 11 - Nasa.
O comandante da Apollo 17, Eugene A. Cernan, dirige veículo Rover lunar, na superfície da Lua, em dezembro de 1972 - Nasa/JSC.
Imagem icônica da missão Apollo 8 do "nascer da Terra" visto da Lua - Nasa/JSC.

Única fotografia da câmera Hasselblad que mostra Neil Armstrong trabalhando na Lua durante a missão Apollo 11 - Nasa.
post: Marcelo Ferla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.