Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Boato na internet faz serralheiro ser ameaçado e ter medo de sair de casa.


Boato na internet faz serralheiro ser ameaçado e ter medo de sair de casa.


A vida do serralheiro Carlos Luiz Batista se tornou bem mais difícil nas últimas semanas, quando boatos infundados compartilhados por WhatsApp e Facebook fizeram com que ele virasse alvo de ameaças de morte. 
Embora o seu nome não seja citado nas mensagens, uma foto sua é compartilhada junto a um texto que o identifica como um estuprador e sequestrador de crianças que vive na Baixada Fluminense e dirige um Fox preto – embora ele tenha outro carro e more em uma região diferente do Rio de Janeiro.

“Estão acabando com a minha vida. 

Minha família toda está ameaçada por causa de uma calúnia”.

O boato começou a se espalhar por meio de corrente no mensageiro, mas não levou muito tempo até ser compartilhada na rede social. 
Alguns administradores de páginas se recusaram a repassar a suposta denúncia sem provas, mas isso não impediu que usuários fizessem isso em seus próprios perfis. 
Desde então, Batista começou a receber gravações de ameaças que chegaram a seus amigos e parentes, nas quais pessoas dizem que ele morrerá se for visto na rua.
Assustado, o serralheiro registrou queixa na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) no final de setembro, mas isso não impediu que o boato continuasse a se espalhar. 
Por esse motivo, Batista resolveu gravar um vídeo próprio em que, junto à própria família, mostra o registro de ocorrência feito na polícia e pede para que a mensagem mentirosa deixe de ser compartilhada. 

“Estão acabando com a minha vida. 

Não sei que inventou essa mentira, mas a minha família toda está ameaçada por causa de uma calúnia”,.disse.


A ocorrência será investigada pela DRCI e a delegada Fernanda Fernandes afirmou que a Polícia Civil já encaminhou um pedido de quebra de sigilo de IP ao Ministério Público para tentar descobrir quem é o responsável pela história. 
No entanto, a avaliação da solicitação pelas autoridades pode levar de 6 a 8 meses, já que há uma grande fila de casos que incluem demandas similares.

Consequências graves
De acordo com o Extra, boatos semelhantes ao que atingiu Carlos também afetaram outros três homens de Pernambuco, Amazonas e Sergipe entre janeiro de 2014 e abril deste ano. 
Em todos os casos, fotos com os rostos dos alvos dos rumores foram compartilhadas junto a acusações de estupro.
Em maio de 2014, outro caso de confusão engrandecida pelas redes sociais acabou resultando no falecimento da dona de casa Fabiane Maria de Jesus. 
A vítima foi espancada e morta depois de ser confundida com uma suposta sequestradora de crianças que praticava rituais de magia negra em Guarujá (SP). 
Uma página no Facebook compartilhou um retrato falado da suspeita e a população da cidade acabou identificando a mulher errada e a agredindo.
Compartilhar denúncias sem checar sua veracidade pode resultar em mortes
A moral da história toda é bastante clara: mesmo que as informações venham de pessoas em quem você confie, nunca compartilhe correntes e denúncias contra alguém sem checar sua procedência diretamente com autoridades competentes. 
A propagação de boatos maldosos pode resultar em dificuldades e até na morte de pessoas inocentes.

post: Marcelo Ferla
fonte: EXTRA/PEDRO ZUAZO
imagens: EXTRA/FABIO GUIMARÃES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.