Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

domingo, 14 de julho de 2013

Coisas bacanas

O lance do Gótico é achar a beleza no melancólico, é se emocionar e sentir-se miúda perto de tão imponente construção... Lembro que me senti assim quando estive na Catedral da Sé, no dia o tempo estava lindo, o sol acima da construção dava um toque a mais de sofisticação e mistério, pois, a sombra que se fazia nas pilastras internas era algo perturbador, mas divino.

A intenção é que o observador sinta sua pequenez diante da monumentalidade.

Metáfora da grandiosidade de Deus.

As agulhas que despontam das naves ou do centro dos edifícios góticos apontam alto para o céu. Indicando que o homem deve voltar-se para as coisas do alto. Coisas divinas, portanto.

As gárgulas, por outro lado, são como defensores ou observadores. Podem servir para escorre águas pluviais, pela boca. Mas servem mesmo, para amedrontar. Ficam geralmente no alto da fachada ou nos deambulatórios.

Arquitetonicamente as catedrais góticas humilham o pecador e elevam o penitente... Acolhem, mas alertam os pecadores.





 





 





Regina Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.