Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Frases.



“A mensagem, nos meios de comunicação de massa, que é a notícia, para merecer a sua atenção precisa entreter. 
E isso é algo que tem o seu custo”.
Zygmunt Bauman

2 comentários:

  1. Boa tarde a todos. Boa tarde Marcelo.
    Uma das mais cruéis realidades é a engenharia social. É fato que a nossa sociedade não se preocupa com o conhecimento, com a informação ... os prazeres do divertimento agradam mais.
    Mas não vejo como um defeito do atual sistema. Em Roma ainda existe o Coliseu ...
    Diante da natureza humana, que busca o prazer e foge da dor, não é de se impressionar que Big Brother tenha audiência maior de que um documentário do History. Se a labuta da vida não é agradável, pois nem as necessidades básicas estão garantidas (pela meritocracia - não falo de bolsas-migalhas), e não havendo luz no fim do túnel (falta de educação básica e profissionalizante), o único prazer do homem médio é o CIRCO !!
    E a informação passada através do entretenimento entra diretamente no subconsciente, sem passar pelos crivos do cortex.
    Creio que o real perigo é que o mesmo caminho pode ser usado para desinformar !!
    Eric Chaves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Eric. Obrigado pela grande contribuição neste post. Realmente, o maior problema como Bauman diz é justamente oque disse temer que a informação e a mídia sejam utilizadas para desinformar. Ao que me parece o que preocupa Bauman em sua tese é o exagero que é oferecido e a demanda que isso gera. Como ele mesmo diz, nosso entretenimento não pode servir como tranquilizantes em relação ao restante do que ocorre em nossas vidas. Desde que haja um real interesse cultural, artístico, etc no entretenimento ele é válido. Abraço e grato pela contribuição.

      Excluir

Deixe sua opinião.