Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

sábado, 22 de outubro de 2016

ENQUANTO BRASIL TEM ESCOLA DE PRINCESAS, CHILE DÁ CURSO DE DESPRINCESAMENTO.


ENQUANTO BRASIL TEM ESCOLA DE PRINCESAS, CHILE DÁ CURSO DE DESPRINCESAMENTO.
Camila Luz


A Escola de Princesas, instituição mineira que ministra aulas de etiqueta, culinária e organização da casa, bombou na internet recentemente. 
Mas no mau sentido. 
Foi criticada por reforçar estereótipos de gênero e ensinar valores que conectam mulheres a responsabilidades domésticas.
A instituição foi fundada pela pedagoga Nathalia de Mesquita e já existe em Belo Horizonte, Uberaba e Uberlândia. 
São Paulo também deve ganhar uma unidade, comandada pela apresentadora de TV Silvia Abravanel.
Segundo o site oficial, o curso de princesa é voltado para meninas de quatro a 15 anos e ensina a arrumar o cabelo, passar maquiagem, cuidar da casa, ter bom comportamento e até a encontrar o verdadeiro príncipe. 
As meninas também aprendem valores como humildade, solidariedade e bondade. 
As aulas acontecem em ambientes onde o cor-de-rosa predomina.

Escola de princesas repercute na internet
A Escola de Princesas ainda ensina sobre “a importância da aparência” e a “resgatar os valores e os princípios morais do matrimônio”. 

Os valores foram bastante criticados no Twitter:
Aquela™ @semprealimac
Chocante o vídeo da "Escola de Princesas"! É de uma violência absurda ensinar uma menina como não desejar ser nada e em pleno século XXI!
4:30 PM - 13 Oct 2016

Esse maravilhoso vídeo foi relembrado:

Quebrando o Tabu @QuebrandoOTabu
Escola de princesas? Só se for pra elas ficarem assim!
1:12 PM - 16 Oct 2016
Escola de “desprincesamento”
Enquanto isso, o Escritório de Proteção de Direitos da Infância da cidade de Iquique, no norte do Chile, tem um curso que pode interessar a quem criticou a Escola de Princesas: o seminário de “desprincesamento” (“Taller de “Desprincesamiento”).
Segundo reportagem publicada pelo site El Salvador em março deste ano, o seminário ensina que a meta de uma mulher não deve ser só conquistar o príncipe encantado.  
A atividade é voltada para meninas de nove a 15 anos de idade e é realizada na Casa da Cultura de Iquique. 
Inclui artesanato, canções e discussões para as meninas refletirem sobre o conceito de ser uma mulher, beleza e felicidade.

“Nem Barbie, Cinderela ou Branca de Neve. 
Os modelos de mulheres que tentam inspirar o workshop são mais parecidos com o de Beatrix Kidd em Kill Bill ou com a cientista Marie Curie“,  relata o site La Voz. 

O objetivo é questionar ideias legitimadas por contos de fada e filmes clássicos da Disney.
Segundo o coordenador da Oficina de Proteção de Direito, Yury Bustamante, espera-se abrir espaços de discussão com as meninas sobre desigualdade de gênero, trazendo elementos que elas possam identificar de acordo com a idade e incorporar na construção de suas identidades.

“Buscamos dar a elas ferramentas para que cresçam como meninas livres de preconceitos, empoderadas e com a convicção de que são capazes de mudar o mundo, e que não precisam de um homem do lado para isso”, disse, ao El Salvador.

Você gostaria de colocar a sua filha em uma Escola de Princesas, ou no workshop chileno de “desprincesamento”
Deixe a sua opinião.

post: Marcelo Ferla
texto: Camila Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.