Por educação financeira,
especialista defende ida de crianças ao mercado.
Quando chega a hora de
fazer compras no supermercado, muitos pais preferem que os filhos fiquem em
casa para evitar compras supérfluas.
Entretanto, com tal atitude, perde-se uma
grande oportunidade de educar as crianças financeiramente, alerta Álvaro
Modernell, diretor da Mais Ativos.
“Levar as crianças ao
mercado pode resultar em uma integração maior entre pais e filhos, além de ser
uma ótima maneira de oferecer lições práticas de educação financeira com mais
naturalidade”, afirma.
O especialista explica que
a garotada pode facilmente gostar do programa se for proporcionado algo
agradável e lúdico.
“Os pais podem criar uma gincana de comparação de preços e
tamanhos de embalagem, para descobrir a mais econômica e se as promoções são
verdadeiras falsas.”
Outra boa maneira para
evitar os pedidos dos filhos durante as compras é estabelecer um limite de
gasto para cada criança.
“Com esse dinheiro, elas
terão direito a comprar o que desejarem. E, assim, com seu próprio dinheirinho,
passarão a dar mais valor do que ganhar facilmente algo através do dinheiro dos
pais”, garante o educador financeiro.
“A estratégia fará com que
os filhos pesquisem e decidam o que adquirir, em vez de ficarem fazendo birra
ou querendo ir logo embora”, completa Modernell.
Especialista em educação
financeira, diretor da Mais Ativos, palestrante e autor de vários livros,
projetos, cartilhas e artigos sobre o assunto. Entre suas obras estão Zequinha
e a porquinha Poupança, O pé de meia mágico, O Poço dos Desejos, Paulina e o Ipê-amarelo,
Versinhos de Prosperidade, O Tesouro do Vovô, Quero ser rico e Tem que pagar?
Quanto custa?.
post: Marcelo Ferla
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