Uma viagem à Turquia pode render inúmeras experiências e agradar todos os tipos de turistas.
As formações rochosas resultado de lavas vulcânicas e ação dos ventos pontuam a paisagem do centro do país e na antiguidade serviam até de moradia. Hoje as torres abrigam museus, antigas moradias de cristão e até alguns hotéis de luxo.
Apreciar toda a vista ao amanhecer em um céu colorido por cerca de 200 balões de ar quente é uma das experiências para se viver na Turquia
No passeio é possível ter uma visão privilegiada dos principais pontos turísticos da capital – como a Torre de Gálata e a Torre de Leandro – e ainda observar o cotidiano dos turcos, como pescadores sobre a Ponte do Bósforo, além é claro admirar o skyline da cidade que mistura modernidade e arquitetura otomana pontuada por inúmeras mesquitas.
É possível exercer a arte de pechinchar desde o sorvete que se compra na rua a tapetes que facilmente alcançam os 4 dígitos em euros.
No Gran Bazar e no Mercado das Especiarias, verdadeiros templos de consumo, a negociação pode durar por horas, sempre regada a chás de maça. Comece oferecendo metade do preço anunciado e faça bons negócios.
E nem precisa ser a Mesquita Azul, mais conhecida pelas filas de turistas do que propriamente pelos azulejos azuis.
Como qualquer local de importância religiosa, homens não podem entrar vestindo bermudas e mulheres devem cobrir pernas, braços e a cabeça.
É caso de Pamukkale, com suas formações de araucárias em cascatas que lembram degraus que ao longe se parecem com algodão.
Muitos viajantes procuram a cidade para conhecer as formações curiosas e se valer das propriedades medicinais das águas termais.
Devido à fragilidade das piscinas naturais e pela água que se torna cada dia mais escassa, não é permitido se banhar ali.
Mas nada impede de contemplar o cenário que se torna ainda mais bonito ao entardecer, quando os raios de sol colorem as águas.
No auge do Império Romano, a cidade foi a segunda maior potência do mundo, com cerca de 250 mil habitantes.
Pelas avenidas forradas de mármore é possível avistar as colunas do templo do Imperador Adriano, a Biblioteca de Celso e um belo anfiteatro.
Ainda em Éfeso, no Monte Koressos, é possível visitar o local onde os cristãos acreditam que foi a última Casa da Virgem Maria.
Além de uma pequena capela, há um muro para postar bilhetes com pedidos para a Santa.
A iguaria agrada diferentes paladares. Já o chá de maçã corresponde ao café para os brasileiros.
Há de tudo: música brasileira, eletrônica, árabe. A sugestão é rodar pelas ruas do bairro até encontrar uma balada com seu perfil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião.