Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Curiosidades.


Fotos inéditas de Che Guevara são divulgadas na Espanha.
Quase cinquenta anos se passaram até que reaparecessem certas fotos de Ernesto "Che" Guevara tiradas após sua morte, chegadas à Espanha por meio de um missionário - cuja família guardou os cliques, feitos por um jornalista da AFP.
Che foi capturado em 8 de outubro de 1967 e morto no dia seguinte antes de ser sepultado às escondidas na madrugada.
"Minha tia e minha mãe me contaram que as fotos foram dadas a ele por um jornalista francês", relata Arteaga, atual guardião das fotos em preto e branco que seu tio, de quem era muito próximo, trouxe da Bolívia.
Após a morte de Cuartero em 2012, Arteaga, prefeito do povoado de Ricla (Aragão, nordeste da Espanha), guardou alguns objetos do tio como recordação. 

"E então me lembrei das fotos de Che e minha tia não teve dúvidas: 'sim, sim, sei onde estão'", conta Arteaga, que dias depois recebeu um envelope com as fotos.

Missionário espanhol Luis Cuartero (segundo à esquerda) conduz cerimônia na Bolívia em torno de 1967. Fotografias históricas de revolucionário cubano Che Guevara do fotógrafo da AFP, pouco depois de sua execução, vieram à luz em uma pequena cidade espanhola
Foto: JAVIER SORIANO / AFP
Intrigado pelas imagens, Arteaga iniciou então uma pequena investigação começando por sua origem: "um jornalista francês".
Usando uma ferramenta de buscas da internet, "coloquei 'jornalista francês Che morto' e achei Hutten e umas fotos que eram muito parecidas com as que eu tinha", explica.
Arteaga acredita, assim, que as fotos foram dadas a seu tio pelo repórter francês da AFP Marc Hutten, autor dos poucos instantâneos coloridos que imortalizaram o momento em que o exército boliviano expôs o corpo do guerrilheiro no povoado de Vallegrande (a 150 km de Santa Cruz).
"Pediram (ao missionário) que trouxesse as fotos porque ele era o único europeu que ia embora da Bolívia naquele momento", considera Arteaga.
As fotos parecem corresponder a momentos diferentes, já que em algumas o médico argentino, convertido em mito revolucionário, aparece vestido com uma jaqueta aberta, enquanto em outras parece sem a roupa - como se estivesse sendo exibido.
Também há uma foto de uma companheira de Che na Bolívia, Tamara Bunke, conhecida como Tânia, e outra que supostamente mostra seu cadáver numa maca com uma camiseta e o rosto manchados.
Che foi capturado em 8 de outubro de 1967 e morto no dia seguinte antes de ser sepultado às escondidas pelos militares bolivianos na madrugada de 11 de outubro ao lado de outros seis guerrilheiros.

Imanol Arteaga, sobrinho do missionário espanhol Luis Cuartero, mostra fotos tiradas em 10 de outubro de 1967 por ex-jornalista da AFP, Marc Hutten
Foto: JAVIER SORIANO / AFP
Hutten, que morreu em 2012, "nos disse que tinha enviado quatro ou cinco rolos à AFP em Paris" com fotos do cadáver de Che, relata Sylvain Estibal, chefe da fotografia da AFP para a Europa e a África.
Quando Hutten voltou a Paris alguns meses após a morte de Che, constatou que "só havia umas poucas fotos de sua reportagem. Onde estão as outras continua sendo um mistério", acrescentou Estibal.


Depois de ter sido fuzilado, corpo de Che foi exposto para que jornalistas pudessem se certificar de sua morte
Foto: BBCBrasil.com
"Tinha uma barba negra e rala, cabelos longos e crespos e a sombra de uma cicatriz no rosto", descreveu um dos repórteres
Foto: BBCBrasil.com
Imagens foram mantidas em uma casa de família na província espanhola de Zaragoza
Foto: BBCBrasil.com
Arteaga não havia sequer pensado em tornar públicas as fotos entregues ao tio até falar com alguns repórteres de um jornal local, El Heraldo de Aragón.
Os jornalistas o ajudaram a falar com um especialista que garantiu que o papel em que as fotos foram reveladas deixou de ser fabricado há muito tempo, confirmando a época em que foram feitas.
"O que mais me interessava nessas fotos é que elas eram do meu tio, tinham valor sentimental", afirmou, antes de garantir que "agora me dou conta de que têm um valor histórico". Mas o sobrinho não pensa em se desfazer das imagens.
Arteaga, que ainda se emociona ao lembrar do tio, garante que "nos últimos 14 anos", até sua morte, "falávamos todos os dias", mas nunca tocaram no assunto das imagens, nem de sua autoria.
"Essa foi uma das conversas que ficaram apenas na vontade", concluiu.

post: Marcelo Ferla

fonte: terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.