ANS suspende a venda de 65
planos de saúde; veja lista.
Medida
foi tomada em razão de desrespeito aos prazos máximos de atendimento e por
negativas indevidas de cobertura
A Agência Nacional de
Saúde Suplementar (ANS) anunciou, nesta quinta-feira, a suspensão de 65 planos
de saúde de 16 operadoras.
De acordo com o órgão, a medida foi tomada em razão
de desrespeito aos prazos máximos de atendimento e por negativas indevidas de
cobertura.
A estimativa do governo é que a decisão beneficie 586 mil
consumidores que já contrataram esses planos e devem ter seus problemas
assistenciais sanados.
Das 16 operadoras com
planos suspensos, 14 já tinham planos em suspensão no ciclo de monitoramento
anterior.
Duas operadoras não constavam da última lista de suspensões – dessas,
uma tem plano suspenso pela primeira vez. A medida é preventiva e perdura até a
divulgação do 12º ciclo de monitoramento.
Ainda de acordo com a ANS,
81 planos de saúde que haviam sido suspensos há três meses tiveram melhoria de
atendimento comprovada e estão autorizados a voltar à atividade.
Das 28
operadoras suspensas no ciclo anterior, dez conseguiram direito de reativação
total dos planos e dez conseguiram a reativação parcial dos planos.
Além disso,
duas entraram em portabilidade especial, uma teve decretada a portabilidade
extraordinária e uma entrou em alienação compulsória de carteira.
O ciclo de monitoramento
mais recente registrou 12.031 reclamações.
O número de queixas consideradas
procedentes (que tiveram a infração constatada) teve queda de 40% em relação ao
ciclo anterior. Para a ANS, isso sinaliza que o monitoramento induziu as
operadoras a um maior esforço para o atendimento oportuno e adequado dos
beneficiários.
A maior redução foi constatada nas operadoras de grande porte
(acima de 100 mil consumidores), que apresentaram queda de cerca de 60% no
número de reclamações procedentes nos dois últimos ciclos.
Os dados mostram ainda que
87,4% dos conflitos foram resolvidos pela mediação feita pela ANS, por meio de
Notificação de Intermediação Preliminar.
“Esse é o maior índice já alcançado
desde o início do monitoramento. A mediação de conflitos agiliza a solução de
problemas do beneficiário de plano de saúde”, avaliou a agência. O processo
prevê que as operadoras sejam notificadas diretamente pelo portal da ANS, em
espaço próprio, onde acompanham as demandas.
O prazo máximo para a adoção das
medidas necessárias é até cinco dias úteis em casos assistenciais e até dez
dias úteis para não assistenciais.
O 11º ciclo de
Monitoramento da Garantia de Atendimento reuniu reclamações recebidas no
período de 19 de junho a 18 de setembro deste ano.
Desde o início do programa
de monitoramento, 1.017 planos de 142 operadoras já tiveram as vendas suspensas
- 847 planos voltaram ao mercado após comprovar melhorias no atendimento.
Atualmente, existem 50,9
milhões de consumidores com planos de assistência médica e 21 milhões com
planos exclusivamente odontológicos no país.
Confira a lista completa
dos planos suspensos:
Allianz Saúde S/A
410190991 Superieur 10
410191990 Superieur 20
433374008 Superieur 20 Pme
433379009 Excellence 10
Pme
Associação Auxiliadora Das
Classes Laboriosas
466019116 Prime
466021118 Line
Biovida Saúde Ltda.
466365129 Unisis I/F
Enfermaria
466366127 Unisis I/F
Apartamento
466367125 Senior I/F
Enfermaria
467068120 Unisis Ce
Enfermaria
Caixa Seguradora
Especializada Em Saúde S/A
465099119 Saúde Vital
465100116 Saúde Vital
Enfermaria
465104119 Saúde Vital
Enfermaria-Co
465106115 Saúde Pronto
465867111 Odonto Vital-Pf
post: Marcelo Ferla
fonte: terra.com.br
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