Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

Calendário

quarta-feira, 29 de março de 2017

Minha nova mentora espiritual - Monja Coen.



A Monja Coen iniciou seus estudos budistas no Zen Center de Los Angeles (ZCLA). 
Foi ordenada monja em 1983 e, no mesmo ano, foi para o Japão, onde se dedicou por 12 anos à vida religiosa entre estudos e práticas. 
Participou de vários cursos e programas de formação para monges, tendo se graduado no mestrado da tradição Sotoshu. 
Retornou ao Brasil em 1995 e durante anos liderou as atividades do Templo Bushinji, no bairro da Liberdade, em São Paulo, e sede da Tradição Sotoshu para a América do Sul. 
Em 1997, foi a primeira mulher e primeira pessoa de origem não japonesa a assumir a presidência da Federação das Seitas Budistas do Brasil. 
A Monja Coen participa de encontros educacionais inter-religiosos e promove a Caminhada Zen em parques públicos, com o objetivo de divulgar o princípio da não violência e a criação de uma cultura de paz, justiça e cura da Terra e de todos os seres vivos.
Cláudia Dias Baptista de Sousa (São Paulo, 30 de junho de 1947[1]), conhecida como Monja Coen Roshi, é uma monja zen budista brasileira e missionária oficial da tradição Soto Shu com sede no Japão.
Monja Coen também é a Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista criada em 2001 com sede em Pacaembu, São Paulo. 
Seu pai era filho de portugueses e sua mãe oriunda de família paulista quatrocentona (Dias Baptista), de grandes proprietários de terra. 
Ela é prima de Sérgio Dias Baptista, Arnaldo Dias Baptista e Cláudio César Dias Baptista, mais conhecidos por seus trabalhos com a banda Mutantes.
Criada no Cristianismo, dedicou-se para estudar no Zen Center of Los Angeles em 1983, logo depois partindo para ao Japão e convertendo-se à tradição budista deles no Convento Zen Budista de Nagoia, Aichi Senmon Nisodo e Tokubetsu Nisodo. 
Antes de ser religiosa foi repórter em diversos jornais do Brasil.

De volta à São Paulo, em 1995, liderou atividades no Templo Busshinji, tornando-se a primeira mulher e a primeira monja de descendência não-japonesa a assumir a Presidência da Federação das Seitas Budistas do Brasil por um ano. 
A Monja Coen é mais conhecida por fazer palestras, participar de reuniões e diálogos inter-religiosos e promover a Caminhada Zen, em parques públicos, projeto com objetivos ambientais e de paz.

post: Marcelo Ferla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.