Pulseira de ouro cria
primeiro microconflito de interesses da era Trump.
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(11
nov) Ivanka Trump no hall de entrada da Trump Tower, em Nova York - Getty/AFP.
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A pulseira que Ivanka
Trump escolheu para usar na primeira entrevista de seu pai, Donald, na
televisão como presidente eleito dos EUA causou mal-estar, quando sua marca de
joias e roupas usou o episódio para fazer propaganda do objeto.
O escândalo, que mostra os
potenciais conflitos de interesse do governo Trump, surgiu com um breve e-mail
com a menção “alerta moda” enviado na segunda-feira (14) pela empresa Ivanka
Trump Fine Jewelry a vários jornalistas de moda.
A mensagem chamava atenção
para a pulseira de ouro da coleção “Metrópole” usada por Ivanka no programa da
CBS “60 Minutes”.
A audiência média do
programa é de 20 milhões de pessoas.
O “alerta moda” viralizou
nas redes sociais e, rapidamente, vieram as críticas ao que seria o primeiro
conflito de interesse para esse magnata que prepara sua transição para a Casa
Branca.
Trump assume em 20 de janeiro.
Ao ser procurada pela AFP
para falar do assunto, a empresa de Ivanka Trump não se pronunciou.
De acordo com um diretor
da marca citado pelo jornal The New York Times, o “alerta moda” foi enviado
“por um funcionário de marketing com boas intenções, que seguiu o procedimento
habitual e que, como muitos de nós, ainda está em adaptação pós-eleitoral”.
Esse diretor disse que
estão sendo discutidos “novos procedimentos” para serem seguidos no futuro.
Nas redes sociais, muitos
ironizavam o contraste entre a joia e os eleitores esquecidos e desfavorecidos,
os quais Trump prometeu representar.
Em julho, Ivanka já havia
sido criticada por fazer publicidade de um vestido de sua marca, usado durante
a Convenção Nacional Republicana, na qual seu pai foi oficialmente indicado
candidato do partido à Presidência dos EUA.
Logo depois do evento, ela tuitou
um link para uma página da loja de departamentos Macy’s, que vendia um similar.
Membro da equipe de
transição do pai, Ivanka também é vice-presidente da Trump Organization,
empresa que dirige todos os negócios de Donald Trump.
post: Marcelo Ferla
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