Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

Calendário

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

O controle de massa do facebook - essa reportagem pode custar minha conta.

Como um engenheiro do Facebook se tornou responsável por decidir o que você lê na internet.
Greg Marra, de 26 anos, é um dos editores mais influentes do mundo - mesmo que indiretamente.


Com apenas 26 anos, Greg Marra, engenheiro do Facebook, é capaz de decidir o que um bilhão de pessoas leem diariamente no mundo inteiro. 

Marra é o responsável pelo algoritmo que a rede social utiliza para decidir que conteúdos terão prioridade no "feed de notícias" dos usuários - usuários estes que compõem cerca de 20% da população mundial.
Segundo Emily Bell, diretora do Tow Center for Digital Journalism da Universidade de Columbia, o automatismo coordenado por Marra o tornou "o executivo de mídia mais poderoso do mundo".
Cerca de 30% de todo o consumo de notícias nos Estados Unidos passa pelo Facebook. 

Nas áreas urbanas do Brasil o número chega a 67%, de acordo com um relatório de 2014 do Instituto Reuters da Universidade de Oxford.
Das 950 milhões de visualizações de vídeos que o BuzzFeed alcança mensalmente, apenas 5% são originadas pelo próprio site. A maior parte, com protagonismo do Facebook, vem de outras plataformas digitais.

"Nem todo mundo sabe que por trás do que é lido no Facebook, ou mostrado no Google, há um algoritmo que decide tudo. É necessário que as pessoas saibam que há um viés", explicou a professora de ciência da computação da Universidade de Illinois, Karrie Karahalios.
Greg Marra, o editor mais poderoso do mundo
Marra, um especialista em robótica que às vezes se apresenta nos escritórios do Facebook vestido como Super Mario e diz não se preocupar com o lado editorial de seu trabalho, se autodefine como uma pessoa apaixonada por "criar coisas que ganham vida por si mesmas".
A carreira de Marra não está focada em jornalismo ou estudos da comunicação de massa, mas seu poder é tanto que se mudasse a configuração do sigiloso algoritmo do Facebook, algo que a empresa já experimentou, poderia afetar o comportamento na vida de cada pessoa.

post: Marcelo Ferla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.