Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Dica do Blogueiro.


Dia das Bruxas - Dicas de leitura para crianças e jovens. Seres estranhos e histórias extraordinárias.
Lançamento da Editora FTD para o público juvenil traz personagens e situações que não se enquadram na realidade.
Informações técnicas – Sombras e Assombros
Autora: Lia Neiva
Páginas: 128
Temas abordados: Fantasia, Mistério, Realismo fantástico
Tema transversal: Ética
Recomendação: 8º ano
Preço: R$ 39,00
O Dia das Bruxas, ou Halloween, comemorado na próxima sexta-feira, 31, invoca os seres mais incomuns e assustadores do imaginário popular. E para contribuir com o tom “obscuro” da data, a dica de leitura da Editora FTD é o lançamento de Lia Neiva Sombras e Assombros.
A obra, para o público juvenil, reúne seis contos com personagens e situações que não se encaixam no que se convenciona a chamar de realidade. 

O primeiro deles, por exemplo, traz a história de um menino que, aos doze anos, descobre que não tem mais sombra. O acontecimento passa a guiar os hábitos e as escolhas do personagem, que vê um destino desesperador pela frente.
Nem tão assustadores – Já para as crianças, a dica é a Coleção Meus Monstros, que contém cinco livros do consagrado autor espanhol Enric Lluch. Os protagonistas são criaturas sobrenaturais que, ao invés de causar horror, provocam boas risadas.
Informações técnicas – Coleção Meus monstros
Autor: Enric Lluch
Ilustradores: Fernando Falcone (O vampiro); Pablo Tambuscio (A múmia); Miguel Ángel Díez (O homem do saco); Óscar T. Pérez (A bruxa); Mercè López (O esqueleto)
Tradução: Heloisa Prieto
Páginas: 32
Temas abordados: Personagens tentando mudar seus papéis
Tema transversal: Ética, Pluralidade cultural
Recomendação: 3º ano
Preço: R$ 36,50 (cada livro)

Em O vampiro, conhecemos Ladislau, vampiro de caninos arredondados que não consegue tirar um sanguinho sequer de suas vítimas. 

A múmia traz a história de uma múmia que ouve dizer que o museu onde mora vai fechar. Ela causa um alvoroço entre os animais do local e resolve fugir para o Egito. 

Outro título é O homem do saco, em que o personagem, conhecido por comer criancinhas desobedientes, passa a alimentá-las por estarem muito magrinhas. 

Já O esqueleto conta a história de um jovem esqueleto que só quer jogar futebol e marcar gols. 

Por fim, há também A bruxa, onde Bruxosa, uma bruxa gulosa, se cansa da história da maça e decide invadir a de João e Maria.

Sombras e Assombros
A autora: Lia Neiva  é caricoca e formada em Letras pela Faculdade de Filosofia da PUC-RJ. Sua predileção por contos fantásticos deve-se à sua adolescência nos Estados Unidos, onde conhecer as obras dos grandes contistas de língua inglesa, que abordaram o insólito e o surreal com maestria. Tem livros premiados pela Fundação Nacional do Livro e pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Por opção, dedica-se a escrever apenas para crianças e jovens.

Coleção Meus monstros
O autor: Enric Lluch é um autor espanhol de sucesso no panorama da literatura infantil e juvenil. Seus livros vêm sendo reconhecidos por meio de prêmios literários de prestígio. Frequentemente, participa de círculos literários para estudantes, discutindo as obras e trocando impressões com os leitores. Seus títulos já foram traduzidos para o inglês e o francês. Também foram transcritos em braile. É licenciado em História.
A tradutora: Heloisa Prieto passou a infância ouvindo histórias tanto por parte das avós espanholas quanto por parte dos tios e da avó da Bahia. Esse contato com a literatura oral marcou não apenas a criança como também a futura escritora.
É doutoranda na USP, pesquisadora do processo de criação literária, orientanda do analista e professor doutor Philippe Willemart. Mestre em semiótica pela PUC, é autora de diversas obras de literatura infantojuvenil. 

Detentora dos prêmios Jabuti (coordenação editorial de coleção infantojuvenil), União Brasileira dos Escritores (melhor livro de folclore), Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (leitura Altamente Recomendável para Crianças) e PNBE. Iniciou a carreira como professora da Escola da Vila, onde contava histórias para crianças pequenas.
post: Marcelo Ferla
fonte: Editora FTD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.