Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Falando Nisso!!



O caso do rapaz que foi agredido na USP por um policial, querendo empurrar goela abaixo do estudante e de todos presentes a sua "auturidadi", não é tão somente um caso de racismo, viol~enci desproporcional e abuso de autoridade.

Mostra o acontecimento, o quão aqueles que devem zelar pela nossa integridade física e moral, a autoridade policial, não mais possue moral, nem condições psicologicas, o que é deveras preocupante, e nem físicas, eis que o policial que protagonizou o caso é dono de uma pomposa barriga, para exercer o Poder de Polícia.

O que deve ficar claro é que ser policial em um país como o Brasil, já se tornou sinônimo de desequilíbrio, desorganização e corrupção,  tudo decorrente de salários baixos, altíssimo índice de periculosidade, falta de equipamentos adequados para o exercício da profissão, e claro, como disse, o vírus da corrupção que se alimenta de tudo isto.
Não quero deixar aqui a impressão de que estou defendendo a atitude do policial perante o estudante, não é isto. Mas devemos fazer uso de maior profundidade ao analisarmos o porque dos fatos.
Foi ato de abuso de autoridade? Foi. Racismo? A princípio sim. Desrespeito para com o cidadão? Sem dúvida. Aproveitamento de fatos anteriores ocorridos na instituição de ensino para avaliar a situação e depois agir como agiu? Com certeza.





Mas devemos saber que este polícia que aí se encotrava, é o que é, por culpa nossa, e não quero retirar a culpa dele, ele também faz parte deste todo caótico.

Incluo nós, pois ao comprarmos armas ilegais, sermos receptadores de produtos oriundos de crime ou contravenção, subornar estes profissionais pedindo para que "aliviem" nossa barra, quando fazemos algo ilegal ou ilícito. este é o todo caótico.

Eles são o reflexo da sociedade em que vivem e que fazem parte, não podem ser excluídos, como parte de uma sociedade geral, sendo dados como membros de uma entidade estatal de segurança a parte da sociedade geral que fica fora da sociedade comum.

Somos a cada dia, parte de um todo cada vez maior, por pior que isso possa ser e mesmo que isto tudo seja algo descontrolado e trágico e cruel, é a verdade.


Marcelo Ferla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.