Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

terça-feira, 9 de novembro de 2010
























O cara de pau.

Estou trabalhando em duas frentes nos últimos dias. A primeira diz respeito a um honroso convite que recebi da Editora Projeto, por intermédio da simpática assistente de comunicação Cláudia Borba e, recentemente reforçado por Áurea Regina Brusco através de email que me fora enviado pela última, para que escreva uma crítica a cerca da obra de meu xará Marcelo Carneiro da Cunha, intitulada “Antes que o Mundo Acabe”. A Cláudia entrou em contato comigo, como já disse, via email e, de cara, aceitei o desafio.

Assim que terminar de ler o livro que me foi enviado, haja vista estar com muitos compromissos profissionais, o que difilculta um pouco o término deste, estarei escrevendo o que já posso considerar uma crítica extremamente positiva, pois o livro tem ingredientes fabulosos e magníficos de serem degustados durante a sua leitura.

Há que registrar-se aqui que a Editora Projeto foi ainda mais atenciosa e simpática comigo, pois além do belo "Antes que o mundo acabe", me enviou também o seu catálogo de lançamentos deste ano de 2010, todos no mercado e mais três obras, o que me gratificou por demais.

Para quem não tem paciência de ler, estando dentre estes os pré-adolescentes, adolescentes e seus pais, digo que deveriam começar a reformular seus hábitos, estando dentre estes o de ler, para ao menos fazer este exercício juntamente com seus filhos, sozinho (a) ou dar de presente a um pré-adolescente ou adolescente um livro para que leia. Se mesmo assim não der certo, tenho a solução, sim, se ninguém gostar de ler mesmo, ainda há a possibilidade de se ver o filme baseado na obra do Marcelo e dirigido brilhantemente por Ana Luiza Azevedo. O filme já está no mercado, mas se fosse vocês faria o seguinte: leiam o livro e confiram depois o filme, obrigatoriamente acompanhados de seus filhos, se os tiberem já, pois vale à pena e muito.

A segunda frente trata de uma crítica também sobre o filme Tropa de Elite II – A Missão, ops, desculpem, achei que fosse algo do tipo Rambo, o título do filme é Tropa de Elite – O inimigo agora é outro.

Não vi o filme ainda, a falta de tempo está destruindo meu lazer,  eu e minha esposa estamos virando escrevos de um sistema louco de vida do qual sempre fui contra, o de ganhar mais do que se precisa, sem sequer notar que se está agindo desta forma. Confesso que sou bom gastador e por conta disto preciso trabalhar, mas  fora o desabafo, dará tudo certo, tudo a seu tempo, o livro, o filme, não se preocupem.

Mas estes projetos estão em andamento, é o que importa e, o que realmente vim escrever aqui hoje tem haver, vejam vocês, com ambas as coisas que escrevi acima, o livro e o filme. 


O livro por possuir um personagem chamado Lucas, que no decorrer das coisas é acusado de ter roubado microscópios valiosos da  renomada escola particular onde ele e os personagens estudam e onde se passam alguns trechos do livro. Fim. Nada mais direi, leiam o livro se quiserem saber mais ou vejam o filme e leiam minha crítica depois. Não serei co-autor da falta de cultura de ninguém, até por que não compartilho deste pensamento, o de que pode se viver sem ler, ver filmes e ir a teatros e shows. Sou do partido da Cultura, este defendo com unhas e dentes.

A segunda, o filme, Tropa de Elite II, por que este trata de corrupção, violência, submissão, poder, e outras “coisitas mas”, todas bem sujas, desagradáveis por demais, mas verdadeiras, e factuais na sua origem.  

Tão ladrão e tão sujos são Lucas e os problemas  enfrentados por Capitão Nascimento e sua trupe quanto o personagem da notícia que li ontem, a qual passo a criticar com um nó na garganta de revolta, e sangue nos olhos, como um touro ferido querendo a cabeça de quem o feriu.

 




















Renan Calheiros, lá vamos nós mais uma vez, um dos velhos lobos da alcatéia formada pelo macho alfa José Sarney, declarou  ontem em matéria vinculada na Folha de São Paulo que tem pretensões de assumir a presidência do Senado Nacional.

Por favor, por favor!!!!, a que ponto chega à cara de pau de um sistema entroncado como o brasileiro, com nós formados pelo excesso de coligações políticas e que depois, passadas as águas de  Outubro e Novembro, geram esse tipo de favor obrigatório que atrasa nosso desenvolvimento político ou, acham vocês não ser já este, um primeiro favor ao PMDB, partido de nosso vice-presidente eleito Michel Temer. A mim é o que parece e, sendo assim, o PMDB começou cedo.

José Sarney, parece cansado de tantas caçadas a presas  abatidas pela força de sua alcatéia, como os atos secretos, envolvimentos em nepotismo e desvio de verbas ou crime de improbidade administrativa, como queiram, sem falar nas chantagens que nunca foram poucas. Mas não é só isso. Ao que parece, depois de tanto, Sarney está passando o título de líder da alcatéia a Renan, que possui um vigor típico de um macho líder, vigor este que faz com que ele, político ardiloso, não desista nunca. Mas atenções, não há que se confundir o desistir nunca de nós, povo brasileiro, com o  nunca desistir deste traste descarado, o cara de pau do momento.

Outro possível candidato ao cargo de presidente do Senado  Nacional seria Edson Lobão. Sinceramente, isto é tão ruim e dramático para o país, quanto à decisão que um pobre homem  deve tomar entre a vida de sua esposa ou do seu bebê em um parto de risco, isto por que não se sabe o que poderá trazer mais arrependimento e pesadelos intermináveis para aquele ou aqueles que decidirem ou permitirem um futuro incerto em ambos os casos.

Os Alagoanos que me desculpem e, que se registre aqui, não há de minha parte absolutamente nada contra o Estado de Alagoas, a terra da cana-de-açúcar e do coco - da - bahia, mas foi o povo alagoano, mais uma vez, que trouxe ou manteve Renan Calheiros no Senado, mais uma prova de que o voto comprado em terras de domínio colonialista do, por lá, general Renan e do Marechal Sarney, ainda funciona. Pobres alagoanos que como muitos por todo o Brasil demonstram as fragilidades e necessidades de nosso povo que se vende por uma cesta básica ou atendimento médico facilicitado, por estar, antes disso, definhando na fila do SUS. Essa venda se dá pelo comprador desesperado e pelo vendedor oportunista, nada fora do normal.

Espero que o próprio PMDB, que considerou num primeiro momento a indicação de Renan Calheiros imprópria, idéia que  é descartada até agora apenas pelos soldadinhos de Renan e ele próprio, seja mantida com pulso firme por seu partido, caso contrário, causará esta, logo de cara, uma relação de instabilidade astronômica com a presidente Dilma. Portanto, que se mantenha  a postura e se impeça tal despautério.
 
Marcelo Ferla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.