Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Pai, perdoa-lhes; porque eles não sabem o que fazem.

































PAI, PERDOA-LHES; PORQUE ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM.

Lucas.23:34


As recentes declarações de dom Dadeus Grings, na abertura da assembléia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), refletem em muito, o que vem acontecendo desde a existência desta Instituição religiosa que é a Igreja Católica e não somente sob o enfoque mais atual que é a pedofilia, mas também sobre assuntos em que a Igreja ao se manifestar toma uma postura de quem nada sabe, de quem nada viu, como ocorrera, por exemplo, com o período inquisitório na idade média.

Atualmente, a Igreja vem passando por sérios apuros, talvez de uma forma jamais enfrentada e vista antes, tudo isso graças à seqüência de escândalos que finalmente estão vindo a tona e que tem como protagonistas os próprios padres e demais componentes da Igreja.

Dadeus Grings, que mais parece Pelé falando de futebol, naquela máxima em que o Rei do futebol só é Rei de boca fechada, Dadeus ao dizer que a “sociedade atual é pedófila”, se manifesta de uma forma que também resume o que a Igreja como um todo vem sentindo, desespero e falta de eficácia na resolução desse problema.

Ora meus amigos leitores, uma pessoa que se diz instruída, que estuda e se dedica por meio da teologia a compreensão diferenciada dos fatos de nossa sociedade, sociedade esta, lembremos, da qual ele também faz parte, simplesmente entra em nossas casas por meio da mídia e diz que somos pedófilos, sim porque eu faço parte dessa sociedade citada por Dadeus, aliás, todos nós fazemos parte dela.

Por Deus, eu, por exemplo, não tenho filhos ainda, mais você leitor de jornais deve e que vem acompanhando este acontecimento e outros tantos a respeito disso devem estar entendendo perfeitamente do que estou falando.

Ao se ler uma matéria dessas, pais que tem uma vida comum com seus filhos, que jogam bola com eles, que brincam de bonecas nas suas casinhas com suas filhas, sim, pais, bons pais, homens, brincam de boneca, são pais dedicados e nada tem de pedófilos. Pode parecer um texto radical, mais ao dizer que a sociedade é pedófila, no meu ponto de vista estamos todos sendo colocados no mesmo rebanho pelo senhor Dadeus.

E mais, não me venha com essa conversa de que a Igreja Católica é uma pequena fatia do problema, 0,2% como disse Dadeus, porque não consigo assimilar os acontecimentos desta forma.

A Igreja de Dadeus é formadora de opinião, reúne milhões de devotos que escutam os sermões dos padres, bispos ou seja lá de quem for, manifesta suas opiniões que podem ser seguidas a fio por seus seguidores, pois estamos falando de religião, algo perigoso, terreno muitas vezes hostil,  que deve ter uma interpretação e um cuidado quanto aos manifestos que dela saem e aí, um senhor, na sua completa maturidade, vem a público e diz: “a nossa sociedade que é pedófila, a Igreja está pagando o pato”, por favor.

A questão que deve ser considerada é que a Igreja Católica, em relação a tudo que tenta sustentar, e em relação a tudo que diz ser, determinando o que pode o que não pode, abusando do conceito de pecado, não pode ter sequer 0,2% dos casos, como o próprio Dadeus disse, a Igreja Católica deve ser exemplar como um exército do Senhor e um exército com um comandante destes não é passível de erros.

Se por um lado Dadeus quer ser rigoroso com a sociedade da qual ele mesmo faz parte, devemos ser rigorosos no mesmo sentido com esta Igreja que se apresenta e que em nada vem agradando, tanto pelos seus atrasos ideológicos, como o não uso da camisinha, por exemplo, bem como pelos escândalos recentes que estamos acompanhando.

Não satisfeito, praticamente numa crise de nervos, Daeus ainda di que a tempos atrás não se falava de homossexuais e que estes não tinham relevância social e que depois que estes começaram a reivindicar seus direitos, estes excluídos ganharam muitas batalhas, inclusive o de se manifestar em público, pois Dadeus teve um suspiro de memória da época da ditadura ou algo assim, e disse que se estes mesmos homossexuais adquiriram o direito de se manifestar, daqui a pouco acharemos os direitos dos pedófilos.

Vale lembrar, que os homossexuais são como qualquer pessoa, boas pessoas ou más pessoas, podem errar ou acertar, são seres humanos.

Mas o simples fato de generalizar mais uma vez uma fatia de nossa sociedade e comparar estes a criminosos grotescos como os pedófilos, Dadeus dá mais um tiro no pé, pois quando a casa do Senhor abre suas portas, pessoas como Dadeus sequer sabem se lá dentro estão homossexuais ou não, ma s uma coisa estes são, filhos de Deus como todos nós.

Dadeus foi por demais infeliz em suas declarações e talvez atitudes desta natureza é que vem fazendo com que a cada dia que passa a Igreja Católica venha perdendo fiéis para outros seguimentos religiosos.

A Igreja Católica sempre soube da pedofilia dentro de suas instituições religiosas, João Paulo II, um dos mais carismáticos Papas de todos os tempos encobria casos de pedofilia, o Papa Bento XVI, vem sendo acusado de ter encoberto casos de pedofilia, ou seja, todos estão envolvidos até o pescoço e como disse, em maus bocados.

Na última quarta-feira, o Papa Bento XVI, em visita a Portugal disse que é importante a própria Igreja reconhecer essa “terrível verdade”, “algo realmente terrível”.

Ao contrário de seu subordinado, Bento XVI, me deixou mais otimista quando disse que se deve pedir perdão a todas as vitimas de tal crime, mas que este perdão não é suficiente e que a Igreja deve trabalhar juntamente com a justiça dos homens. Bom saber disso, bom saber que a justiça realmente eficaz, pelo menos é o que esperamos que aconteça, terá interferência nestes casos e que os monstros sejam aprisionados em definitivo.

“O perdão não pode substituir a justiça”, disse Bento XVI, em declaração acertada e coerente, prometendo ainda que a Igreja tomará providências enérgicas quanto aos casos, que ingressará em penitência, refletirá, tomará atitudes para que isso pare, o que realmente acho que não ocorrerá, pois isso a muito ocorre e continuará ocorrendo, pois não podemos ter controle sobre tudo, infelizmente. Precisarei ver para crer.

Portanto, senhor Dadeus Grings, leia bem o que tenho a lhe dizer, siga as determinações de seu superior, o Papa Bento XVI, autoridade máxima da Igreja a qual o senhor pertence e pare de falar bobagens e absurdos, pois de coisas assim já estamos fartos, estamos fartos de discursos regados a demagogia, discursos angelicais, feitos a voz calma, cale-se, pois é o melhor que o senhor tem a fazer, mas não se cale para denunciar aqueles que o senhor venha a saber que são criminosos, monstros, caso contrário o senhor fará parte da mesma corja de monstros.

Marcelo Ferla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.