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quarta-feira, 19 de maio de 2010

Educadores versus mal educados.























Educadores versus Mal Educados.

(texto de 15/02/2009).
 

Em matéria do jornal Zero Hora intitulada “Porque o respeito acabou?” que tratava do desrespeito que vem ocorrendo dos alunos para com os mestres professores, algo me chamou muito a atenção.

Por coincidência, venho falando muito em meus textos, sobre a importância que os pais e família de uma criança e, principalmente de um adolescente, tem no acompanhamento da formação destes futuros cidadãos.
Segundo informações da própria matéria, mais de 40% das licenças retiradas pelos mestres professores é decorrente de problemas psicológicos, provavelmente (a matéria não menciona com precisão) oriundos de conflitos decorrentes da sala de aula.

Além dessa informação, a matéria trás, em um segundo momento, a informação de que a procura nas instituições de ensino para a formação de novos professores vem diminuindo, justamente em decorrência dos fatos que vem assolando as salas de aula.

Mestres Professores que são agredidos por tentar apartar brigas, Mestres professores Universitários que são agredidos verbalmente e ameaçados de agressão física em frente aos demais alunos.
Segundo o SIMPRO (Sindicato dos Professores das Escolas Particulares), 83,4% dos Mestres Professores que nestas escolas lecionam, possuem de alguma forma, sua autoridade abalada em algum momento na sala de aula.

Além de todos estes problemas há um em especial, este que me chamou a atenção, o de que, segundo as entrevistas feitas com Mestres Professores a respeito do que ocorre e sobre o problema recorrente nas escolas, o maior deles vem a ser a falta de apoio das Direções das mesmas escolas.
Até onde eu sei estes diretores, são na sua maioria professores também, ou seja, são conhecedores das dificuldades que seus colegas enfrentam dentro das salas de aula. Algo no mínimo estranho não fosse, a pior criação do homem na fase da terra, o dinheiro.

O que vem ocorrendo e, neste ponto julgo por demais acertada a colocação de Cecília Farias, coordenadora do NAP (Núcleo de Apoio ao Professor), é o interesse maior das Escolas no caráter financeiro da instituição, ou seja, as instituições de ensino estão se preocupando mais com as rendas do que com os alunos e Mestres Professores.

Aí temos um problema grave, dos bravos mesmo, porque uma vez em que estamos diante de uma situação, cujo problema vem sendo a agressividade dos alunos contra os Mestres Professores, sendo que de um lado não possuímos o apoio de Pais e Familiares para com seus filhos (alunos) e de outro temos Mestres Professores desamparados por seus próprios superiores, os Diretores, aparentemente pensa-se não haver como se solucionar o problema.       

Pois vou ousar a dar a minha contribuição e não se surpreendam, não é nada muito elaborado nem intelectualmente incrível ou algo que outras pessoas mais especializadas já não tenham dito.

Para o problema dos alunos o de sempre. Precisamos de pais e familiares que sejam presentes, quase que na integra, se possível, na vida dos seus filhos, tanto nas atividades escolares como nas atividades sociais. Os pais não podem reclamar de uma reunião de escola, por favor. É neste momento que eles entram em contato com o que vem ocorrendo no local onde eles deixam seus filhos, onde seus filhos estão sendo formados, como as coisas ocorrem quando eles não estão na presença de seus filhos.

Desta forma devem saber o que lhes acontece dentro da Instituição de Ensino, opinar a respeito de melhorias e coisas afim e por fim, a por fim, a mais importante delas, devem ouvir, ouuuuuu – virrrr seus filhos, lhes perguntar como estão indo na escola e se algo de suspeito ou errado vem ocorrendo com eles, qual seu grau de satisfação com colegas e mestres professores.

Desta forma a criança se sentirá mais confiante, segura, amparada, observada e por conseqüência valorizada e de forma correta é claro, porque a prestação educacional dos Pais tem que ser a de formar cidadãos do bem.
 
Já para os mestres professores ainda o de sempre também. Precisam estes de apoio, a –po – io, de qual espécie? Da espécie melhor formação, da espécie melhor remuneração, melhor condições de trabalho dentro da sala de aula (estrutura), apoio de toda a infra-instrutura da Instituição de Ensino que lecionam e claro, precisam de uma Direção de Escola que pensa mais no resultado do seu produto final, pois como dizem os mais entendidos, quando maior a qualidade de um produto, mais caro e mais adquirido ele é.

Marcelo Ferla.

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