Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Nervosismo aumenta o diabetes?


Nervosismo aumenta o diabetes?


Entenda porque o estado emocional pode afetar o seu controle do diabetes.
O stress pode fazer com que você tenha uma elevação de seus níveis de glicose no sangue. Isso ocorre porque em momentos de stress nosso corpo aumenta os níveis de hormônios, entre eles o Cortisol, que tem ação Hiperglicemiante, ou seja, tem o poder de aumentar os níveis de glicose no sangue.
A liberação hormonal é parte da resposta de luta ou fuga do nosso corpo nos momentos de stress, sua função é prepará-lo para agir no primeiro sinal de problema. 
O cortisol e outros hormônios liberam uma onda de energia na forma de glicose (açúcar), que o corpo pode usar para lutar ou fugir.
Essa onda de glicose não é problema se a resposta à insulina do seu corpo está funcionando corretamente. 
Mas para as pessoas com diabetes, temos um aumento da glicose no sangue, porque seu organismo não tem capacidade de transportar a glicose de forma tão eficiente para dentro das células, levando a um acúmulo de açúcar no sangue.
Além desta reação devido aos hormônios liberados nos momentos de stress, temos mais algumas formas de aumentar ainda mais os níveis de glicose no sangue.
As pessoas que estão sob stress podem recorrer à comida como forma de liberação deste stress, fazendo escolhas erradas de alimentos no momento da refeição, certamente podem causar uma elevação significante do açúcar no sangue.
O stress também pode fazer você negligenciar sua saúde. 
Quando a sua atenção está focada em um mau trabalho ou casamento problemático, você tem menos energia para pensar em tomar a sua insulina ou comer refeições saudáveis.
A condição crônica como o diabetes pode lançá-lo em um ciclo interminável. Você fica estressado e seu nível de açúcar no sangue sobe, reforçando ainda mais o descontrole da glicemia.
Assista ao vídeo abaixo e aprenda mais sobre como seu estado emocional vai afetar seu controle do diabetes. 

post: Marcelo Ferla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.