Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

Calendário

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Livro enfoca piratas no Brasil.

Livro enfoca piratas no Brasil.
Obra trata das histórias dos ladrões dos mares que pilharam litoral brasileiro.


Jean Marcel Carvalho França, professor da Unesp de Franca, e Sheila Hue, do Real Gabinete Português de Leitura,  lançam o livro 'Piratas no Brasil - As incríveis histórias dos ladrões dos mares que pilharam nosso litoral' (Globo Livros, 224 páginas, Preço: R$ 34,90).
A obra narra os mais importantes ataques piratas à costa brasileira. Os autores Jean Marcel Carvalho França e Sheila Hue contam com detalhes as aventuras dos principais corsários ingleses e franceses que saquearam o litoral de São Paulo, de Pernambuco e do Rio de Janeiro. 

O livro é baseado em uma cuidadosa pesquisa histórica, escrito de forma leve e envolvente, como um romance de capa e espada.
No texto de orelha, Laurentino Gomes, autor de 1808 e 1889, destaca: 

“Esta é uma obra que pode ser lida, simultaneamente, como um bom trabalho acadêmico e como um excelente livro de interesse geral. 

Essa tem sido uma das principais características da importante e volumosa produção literária dos historiadores Jean Marcel Carvalho França e Sheila Hue, intelectuais capazes de aliar profundidade e consistência de pesquisa e metodologia com um texto agradável e acessível, de fácil entendimento mesmo ao leitor comum, não habituado à linguagem peculiar dos livros de história. 

Graças à habilidade dos autores no uso dessa linguagem generosa com o leitor não especializado, Piratas no Brasil é uma prova de que o estudo da história, além de importante, pode ser excitante e prazeroso”.
Cada capítulo é dedicado à viagem de um corsário. 

Com o apoio da coroa britânica Thomas Cavendish desembarcou em Santos, em 1591, e anos depois, James Lancaster saqueou a capitania de Pernambuco em uma operação bem planejada que lhe rendeu muitas riquezas. 

Mais de um século depois, foi a vez dos franceses Jean-François Du Clerc, que insistiu em invadir o Rio de Janeiro por terra, e de René Duguay-Trouin, que aproveitou um denso nevoeiro para invadir a Baia de Guanabara.
Piratas no Brasil é uma leitura prazerosa para quem deseja saber mais sobre a história do Brasil ou tem curiosidade sobre quem são estes homens que enfrentaram os mares e terras desconhecidas em busca de fortuna.

Sobre os autores

Jean Marcel Carvalho França
Mestre em Sociologia da Cultura (1990) e Doutor em Estudos Literários (1994), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atualmente é Professor Livre-Docente de História do Brasil na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). 

Tem diversas publicações relacionadas à história da cultura e da literatura brasileiras dos períodos colonial e imperial, e à história da construção do Brasil na literatura de viagem produzida na Europa entre o século XVI e o início do século XIX. Desde de 2009, desenvolve pesquisa sobre a construção do Brasil nos escritos em língua portuguesa redigidos e publicados entre os séculos XVI e XVIII.

Sheila Hue
Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Pós-doutorado na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Membro do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra. Atua na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, Estudos Camonianos, Relatos de Viagem e História do Livro.

post: Marcelo Ferla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.