Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

Calendário

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Homens admiráveis.


Dalai Lama
Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior.

Estas atitudes se refletirão em mudanças positivas no seu ambiente familiar. 

Deste ponto em diante, as mudanças se expandirão em proporções cada vez maiores. Tudo o que fazemos produz efeito, causa algum impacto.
Se existe amor, há também esperança de existirem verdadeiras famílias, verdadeira fraternidade, verdadeira igualdade e verdadeira paz. 

Se não há mais amor dentro de você, se você continua a ver os outros como inimigos, não importa o conhecimento ou o nível de instrução que você tenha, não importa o progresso material que alcance, só haverá sofrimento e confusão no cômputo final. 

O homem vai continuar enganando e subjugando outros homens, mas insultar ou maltratar os outros é algo sem propósito. 

O fundamento de toda prática espiritual é o amor. Que você o pratique bem é meu único pedido.
Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. 

Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. 

Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.
Seria muito mais produtivo se as pessoas procurassem compreender seus pretensos inimigos. 

Aprender a perdoar é muito mais proveitoso do que simplesmente tomar de uma pedra e arremessá-la contra o objeto de sua ira. 

Quanto maior a provocação, maior a vantagem do perdão. 

É quando padecemos os piores infortúnios que surgem as grandes oportunidades de se fazer o bem a si e aos outros.
A agressão é uma tendência que faz parte do nosso íntimo. 

Por isso, temos de lutar contra nós mesmos. 

Homens criados em ambientes rigorosamente não-violentos acabaram se transformando nos mais horríveis carniceiros. 

O que prova que a semente da mais insana agressividade mora nas profundezas de cada um de nós. 

Mas nossa verdadeira natureza é de modo geral pacífica. Todos nós conhecemos as agitações da alma humana, que está sujeita a imprevistos assustadores. 

Mas essa não é a sua força dominante. É possível e é necessário dominar a agressividade.
O que mais nos incomoda é ver nossos sonhos frustrados. Mas permanecer no desânimo não ajuda em nada para a concretização desses sonhos. 

Se ficamos assim, nem vamos em busca dos nossos sonhos, nem recuperamos o bom humos! Este estado de confusão, propício ao crescimento da ira, é muito perigoso. 

Temos de nos esforçar e não permitir que a nossa serenidade seja perturbada. Quer estejamos vivenciando um grande sofrimento, ou já o tenhamos experimentado, não há razão para alimentarmos o sentimento de infelicidade.
A felicidade é um estado de espírito. Se a sua mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não lhe vão proporcionar felicidade. Felicidade significa paz de espírito.
É através da arte de escutar que seu espírito se enche de fé e devoção e que você se torna capaz de cultivar a alegria interior e o equilíbrio da mente. 

A arte de escutar lhe permite alcançar sabedoria, superando toda ignorância. Então, é vantajoso dedicar-se a ela, mesmo que isto lhe custe a vida. 

A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância. 

Se você é capaz de manter sua mente constantemente rica através da arte de escutar, não tem o que temer. 

Este tipo de riqueza jamais lhe será tomado. Essa é a maior das riquezas.
Quando estiver praticando a caridade, faça-o com alegria e com um semblante radiante. Devemos praticar a caridade com um sorriso no rosto e otimismo no coração.

O aprimoramento da paciência requer a presença de alguém que deliberadamente nos faça mal. 

Esse tipo de pessoa nos dá a chance de praticarmos a tolerância. 

A nossa força interior é posta à prova com mais intensidade do que aquela de que o nosso guia espiritual seria capaz. 

Em essência, o exercício da paciência nos protege da perda da confiança.

p.s - não pensem que por eu defender determinados interesses não seja da opinião que em tempos tão banalizados a humanidade não precise de pensadores mais espiritualizados, o que não os torna menos sábios. 

Acredito em meu próprio Deus mas, mesmo assim, penso que na atual conjuntura, toda forma de reflexão para a paz e a igualdade sejam válidos, desde que não apelativos. 

Em tempos de aflição nunca necessitamos tanto de homens sábios e de bem.

post: Marcelo Ferla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.