Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Coisas bacanas.


Com a cabeça nas nuvens: empresa inglesa troca janelas de avião por telas com vista panorâmica.
O projeto, que deve ganhar os céus em dez anos, oferece opções como o exterior da aeronave ou o panorama de seu destino.

No lugar das janelas, a empresa inglesa Centre for Process Innovation oferece telas interativas gigantescas - Divulgação
RIO — Lá pelos idos dos anos 70, a garotada se dividia da seguinte maneira: havia um grupo de meninas que sonhava em ser a Mulher Maravilha e um de meninos, que queria ter a nave invisível da Mulher Maravilha. 

Assim como a super-heroína americana — que viajava por aí numa aeronave com vista panorâmica de 360 graus — especialistas calculam que, em cerca de dez anos, será possível cruzar os céus apreciando nuvens fofinhas em grandes proporções ou perdendo-se no horizonte da cidade para onde se pretende ir. 

Tudo isso graças à um moderno projeto desenvolvido pela empresa inglesa Centre for Process Innovation (CPI).
O plano consiste em eliminar as janelinhas presentes nos aviões atuais e instalar nas paredes internas da fuselagem telas flexíveis de Oled (um material mais fino e que usa menos energia do que o LCD e o plasma). 

A partir daí, o passageiro escolhe se quer apreciar a vista do exterior da aeronave, ter um panorama da cidade localizada logo abaixo de seus pés, receber informações do voo, surfar na internet, chamar o serviço de bordo ou optar pelas tradicionais opções de entretenimento. Cansou ou bateu um soninho? A tela multifuncional pode ser facilmente desligada.
— Você tem total flexibilidade para colocar as telas onde quiser. Você pode colocar as imagens na lateral do seu assento, pode optar por colocá-la na frente da cadeira, escolher as imagens das câmeras ou não ter visão alguma de absolutamente nada — enumerou Jon Helliwell, um dos responsáveis pelo projeto, ao jornal inglês "The Guardian".
A ideia futurista pode fazer com que algumas pessoas associem a nova tecnologia a um gasto maior de energia, mas os técnicos da CPI garantem que o resultado será exatamente o oposto. 

De acordo com Helliwell, ao retirar as janelas do avião, a fuselagem se tornará mais fina, o que significa uma redução maior no peso da aeronave.

A consequência seria a diminuição do combustível gasto e da emissão de CO2.
Segundo a CPI, 3,1 bilhões de pessoas viajam por ano no mundo todo, gastando 220 mil galões de combustível e produzindo 705 milhões de toneladas de CO2. 

Para cada 1% de redução no peso da aeronave, são economizados 0,75% de combustível.
— Conversamos com pessoas da área e entendemos que essa questão do peso era uma preocupação constante — explica Helliwell.

post: Marcelo Ferla
fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.