Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

Calendário

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Curiosidades.


A origem do pirulito.
O primeiro logotipo do produto foi criado pelo pintor Salvador Dalí.

O pirulito é um dos doces mais populares entre crianças e adolescentes e chegou a embalar até cantigas de rodas brasileiras.
Em 1957, devido ao formato redondo, similar a uma bola de futebol, o doce que hoje conhecemos como pirulito foi inicialmente chamado de Gol. 

O confeiteiro natural de Barcelona, Enric Bernat Fontlladosa foi quem teve a ideia de espetar balas de caramelo em palitos, para as crianças não sujarem as mãos. 

Seus sócios não aprovaram a inovação e ele decidiu dar andamento ao projeto sozinho. 

Para assegurar sua rentabilidade, adquiriu todas as patentes que pudessem competir com o seu invento por um período de 15 anos. 

Sobre a novidade, Enric comentava: “Eu observei as balas e fiquei surpreso ao constatar que não havia nenhuma apropriada para crianças, seus principais consumidores. Elas não se encaixavam bem nas bocas das crianças, sujavam suas mãos e criavam problemas para as mães. Por isso, tive a ideia de colocá-las em um palito”.


Em 1962, após contratar uma agência de publicidade, o ‘Gol’ passou a ser chamado de Chups. Porém, um famoso jingle criado para promover o produto acabou popularizando-o como Chupa Chups, nome que logo foi oficializado. 

Sem uma identidade visual definida e de olho no mercado externo, em 1969, Bernat convidou o também catalão e amigo, Salvador Dali para criar um desenho para o primeiro pirulito do mundo. Dali rabiscou as bordas de um jornal e, em minutos o famoso logotipo da pioneira Chupa Chups estava criado.
Achatado, em bola, com apito, recheado, mastigável, com embalagem estilizada ou transparente, o pirulito é muito popular em todo o mundo, e só em 2013 foram consumidas 391 mil toneladas do produto.

post: Marcelo Ferla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.