Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Dica do Blogueiro.


Além do esporte.
Em lançamentos da Editora FTD, futebol aparece para propor temas como amizade, relacionamento  e trabalho.
Venerado no mundo todo, o futebol, além de divertir quem joga e quem assiste, traz um repertório vasto de temas para apresentar às crianças e aos jovens. 

Dois bons exemplos disso são as obras Quadradomingo e O fantasma da segundona, lançamentos da Editora FTD.
Indicado para crianças que cursam o 5º ano do Ensino Fundamental, Quadradomingo, de Flavio de Souza, conta a história de Mingo, um menino de nove anos que ama tanto futebol que o esporte é o centro de suas atividades diárias.

Seja nos livros, no jornal, no videogame ou na TV, futebol é o interesse supremo do garoto. Morador do Edifício Ibéria, Mingo compartilha uma quadra com os outros moradores, onde acontecem confusões, brigas, demonstrações de amizade e muito futebol. Tudo narrado com a irreverência característica do autor.
O livro é entremeado pelo dicionário terminológico futebolístico, que vai sendo escrito pelo personagem ao longo da obra. Nele há a definição de expressões comuns aos ‘boleiros’, como “mata-mata”e “lençol”.
Filho de estrela – Apresentando o esporte de outro ângulo, O fantasma da segundona, de Menalton Braff, tem como personagem principal Maurício, narrador da história e filho de Kamanga, grande ídolo do futebol. 

No livro, o pai do garoto é contratado para salvar o Clube Esportivo Planalto, que no último campeonato estava na zona de rebaixamento, ameaçado de cair para a segunda divisão.

Na nova cidade, Maurício experimenta as delícias e aflições de ser filho de um atleta famoso. Na escola, é paparicado pelos colegas. Até que o time começa a perder e a situação muda.

Maurício tem vergonha de ir para a escola, seu rendimento cai; o pai tem que vender o carrão porque o clube começa a atrasar o salário dele, que ganha mais do que o resto do time junto. O campeonato chega ao fim e o Planalto acaba caindo para a segundona. Mas o empresário de Kamanga consegue um bom contrato para ele. No Kuwait!

Quadradomingo



O autor
Flavio de Souza nasceu em São Paulo, em 1955. É autor da série de televisão Mundo da Lua, que estreou em 1991 e ainda faz sucesso. Além de escritor, é ator e diretor de teatro e de cinema e roteirista de programas de televisão. 

Começou sua carreira de escritor traduzindo histórias em quadrinhos do inglês, tais como Luluzinha e A pantera cor-de-rosa. Dirigiu a ópera João e Maria e o filme Lembranças do Futuro. Entre outros livros, escreveu também Príncipes e princesas, sapos e lagartos e Eu & mim mesmo.



O ilustrador
Orlando Pedroso nasceu na cidade de São Paulo em 1959 e sempre foi interessado em desenhos. Quando criança, copiava os super-heróis dos quadrinhos em qualquer papel que estivesse disponível, até em papel de pão. Aos 14 anos ingressou, animado, em uma escola de desenho. Um ano depois descobriu que queria criar e não (somente) reproduzir figuras. No colégio estudou artes gráficas, o que lhe rendeu conhecimentos na área de fotocomposição. Cursou artes plásticas, morou na Itália e na Inglaterra. De volta ao Brasil, ilustrou livros e colaborou em segmentos variados de diversas revistas.

O Fantasma da segundona



O autor
Professor, contista e romancista consagrado, Menalton Braff nasceu em Taquara, Rio Grande do Sul. Em São Paulo, cursou Letras, na Universidade São Judas Tadeu, onde iniciou carreira de professor assistente de Literatura Brasileira.
Enquanto terminava a pós-graduação, lançou seu primeiro romance. Em todas as publicações posteriores, adotou o pseudônimo de Salvador dos Passos, que abandonou para a publicação de À sombra do cipreste, livro com que ganhou o Prêmio Jabuti 2000, eleito o Livro do Ano de Ficção. Foi finalista de diversos prêmios literários.



O ilustrador
Cartunista e ilustrador, Caco Galhardo é mais conhecido por Os Pescoçudos – tirinhas publicadas diariamente no jornal Folha de S. Paulo e reunidas em Diga-me com que carro andas e te direi quem és. Também é colaborador assíduo de várias revistas, como Bravo! e Simples. Seu primeiro trabalho de ilustração para livro infantil foi para o livro A Iara, da Coleção Histórias do Rio Moju, Editora FTD.


Informações técnicas - Quadradomingo
Autor: Flavio de Souza
Ilustrador: Orlando Pedroso
Páginas: 80
Temas abordados: Amizade, Futebol, Solidariedade
Tema transversal: Ética, Pluralidade Cultural
Recomendação: a partir do 5o ano
Preço sugerido: R$ 39,00
  

Informações técnicas – O fantasma da segundona
Autor: Menalton Braff
Ilustrador: Caco Galhardo
Páginas: 88
Temas abordados: Futebol, Relacionamento em família, Trabalho
Tema transversal: Ética, Pluralidade Cultural
Recomendação: a partir do 8o ano
Preço sugerido: R$ 34,00

post: Marcelo Ferla
fonte: Editora FTD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.