Feevale discute consumo
infantil no mês do Dia das Crianças.
Seminário
Criança na Mídia visa promover a reflexão sobre a importância do cenário
criança-cliente no mês do Dia das Crianças, uma das datas mais lucrativas do
país
Em outubro, mês do Dia das
Crianças, ocorrerá, na Universidade Feevale, o III Seminário Criança na Mídia,
que tem o objetivo de promover uma reflexão sobre a importância da
problematização do consumo infantil e da adultização precoce. Focado no tema
“filhos da sociedade de consumo”, o evento que acontecerá no dia 2 de outubro,
visa proporcionar uma discussão a respeito da busca por uma comunicação
responsável para a criança, e contará com palestrantes reconhecidos acadêmica e
profissionalmente, que estão em sintonia com perspectivas teóricas
contemporâneas e discutem a cultura do consumo.
Segundo estudos do IBGE,
72% das peças publicitárias de alimentos voltados às crianças veiculam
mensagens para o consumo de produtos com altos teores de gorduras, açucares e
sódio.
Além disso, de acordo com informações da Associação Brasileira de
Licenciamento (Abral), em 2013 o setor faturou mais de R$ 12 bilhões com a
venda de produtos derivados da imagem de heróis de quadrinhos, celebridades da
TV, filmes e, principalmente, com personagens licenciados de desenhos animados
e programas infantis da TV.
Um monitoramento da publicidade dirigida às
crianças, realizado pelo Observatório de Mídia da Universidade Federal do
Espírito Santo, em parceria com o Instituto Alana, constatou um número de 81
mil anúncios para crianças veiculados nos 15 dias antecessores ao Dia das
Crianças e do Natal, totalizando 162 mil publicidades dirigidas, de alguma
forma, para os pequenos nestes dois períodos, sendo que a maioria dos
comerciais difundidos é sobre brinquedos ou alimentos.
Sobre o Dia das Crianças
A data, no Brasil, foi
instituída em 1924 por meio de um projeto de lei do deputado federal Galdino do
Valle Filho para ser uma homenagem à criança, mas se tornou conhecida no país
apenas em 1955, após uma campanha de marketing realizada pela empresa de
brinquedos Estrela, em parceria com a marca de produtos de higiene pessoal
Johnson & Johnson. A campanha, denominada Semana do Bebê Robusto, fez com
que o dia instituído para comemoração do Dia das Crianças fosse finalmente
reconhecido e celebrado.
Além disso, impulsionou o comércio da empresa e chamou
a atenção de diversos empresários das indústrias de brinquedos, que lançaram
uma campanha publicitária promovendo a Semana da Criança.
Dessa forma, o dia 12 de
outubro se consolidou ao longo dos anos, quando cada vez mais empresários da
indústria de brinquedos foram direcionando suas ações de marketing infantil na
semana do Dia das Crianças.
Esta data tornou-se importante para o comércio e,
segundo o presidente do grupo Estrela, as vendas na semana comemorativa superam
as do Natal, sendo que 75% do faturamento anual vêm destas duas datas.
Marcelo Ferla
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