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terça-feira, 30 de setembro de 2014

Falando nisso.



Feevale discute consumo infantil no mês do Dia das Crianças.
Seminário Criança na Mídia visa promover a reflexão sobre a importância do cenário criança-cliente no mês do Dia das Crianças, uma das datas mais lucrativas do país
Em outubro, mês do Dia das Crianças, ocorrerá, na Universidade Feevale, o III Seminário Criança na Mídia, que tem o objetivo de promover uma reflexão sobre a importância da problematização do consumo infantil e da adultização precoce. Focado no tema “filhos da sociedade de consumo”, o evento que acontecerá no dia 2 de outubro, visa proporcionar uma discussão a respeito da busca por uma comunicação responsável para a criança, e contará com palestrantes reconhecidos acadêmica e profissionalmente, que estão em sintonia com perspectivas teóricas contemporâneas e discutem a cultura do consumo.
Segundo estudos do IBGE, 72% das peças publicitárias de alimentos voltados às crianças veiculam mensagens para o consumo de produtos com altos teores de gorduras, açucares e sódio.

Além disso, de acordo com informações da Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), em 2013 o setor faturou mais de R$ 12 bilhões com a venda de produtos derivados da imagem de heróis de quadrinhos, celebridades da TV, filmes e, principalmente, com personagens licenciados de desenhos animados e programas infantis da TV.

Um monitoramento da publicidade dirigida às crianças, realizado pelo Observatório de Mídia da Universidade Federal do Espírito Santo, em parceria com o Instituto Alana, constatou um número de 81 mil anúncios para crianças veiculados nos 15 dias antecessores ao Dia das Crianças e do Natal, totalizando 162 mil publicidades dirigidas, de alguma forma, para os pequenos nestes dois períodos, sendo que a maioria dos comerciais difundidos é sobre brinquedos ou alimentos.
Sobre o Dia das Crianças
A data, no Brasil, foi instituída em 1924 por meio de um projeto de lei do deputado federal Galdino do Valle Filho para ser uma homenagem à criança, mas se tornou conhecida no país apenas em 1955, após uma campanha de marketing realizada pela empresa de brinquedos Estrela, em parceria com a marca de produtos de higiene pessoal Johnson & Johnson. A campanha, denominada Semana do Bebê Robusto, fez com que o dia instituído para comemoração do Dia das Crianças fosse finalmente reconhecido e celebrado. 

Além disso, impulsionou o comércio da empresa e chamou a atenção de diversos empresários das indústrias de brinquedos, que lançaram uma campanha publicitária promovendo a Semana da Criança.
Dessa forma, o dia 12 de outubro se consolidou ao longo dos anos, quando cada vez mais empresários da indústria de brinquedos foram direcionando suas ações de marketing infantil na semana do Dia das Crianças.

Esta data tornou-se importante para o comércio e, segundo o presidente do grupo Estrela, as vendas na semana comemorativa superam as do Natal, sendo que 75% do faturamento anual vêm destas duas datas.
Mais informações sobre o III Seminário Criança na Mídia: (51) 3586-8822 ou www.feevale.br/criancanamidia.
Marcelo Ferla

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