Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

Calendário

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Curiosidades.


15 surpreendentes fenômenos naturais.
1. Brinicle
Se formam sob gelo quando um fluxo de água salina é introduzido para a água do oceano. Vai congelando tudo o que toca.
2. Relâmpago vulcânico
Plumas vulcânicas produzem imensas quantidades de carga elétrica e estática. Em casos raros, isso pode desencadear uma tempestade violenta.
3. Arco íris branco
Esses arcos íris se formam na névoa. A condensação reflete pouca luz, e, como resultado, o arco-íris é composto de cores muito fracas - como o branco - em vez das cores vibrantes de um arco-íris tradicional.
4. Relâmpagos de Catatumbo
Na foz do rio Catatumbo, na Venezuela, uma massa única de nuvens de tempestade se forma, criando o espetáculo raro conhecido como Relâmpagos de Catatumbo. A tempestade ocorre até 160 noites por ano, 10 horas por dia e 280 vezes por hora.
5. Trombas d'água
Trombas d'água são vórtices que ocorrem ao longo de um corpo de água. Nenhuma água é sugada e o broto é feito inteiramente de água emitida pela condensação.
6. Redemoinhos de fogo
Os redemoinhos de fogo são turbilhões de fogo. Eles ocorrem quando as condições de calor e vento turbulento intensos combinam.
7. Glória da manhã
Glória da manhã são nuvens raras. Elas são mais comumente vistas na pequena cidade de Burketown, na Austrália.
8. Nuvens lenticulares
Nuvens lenticulares em forma de lente se formam quando o ar úmido flui sobre uma montanha e se pilha em grandes camadas de nuvens.
9. Penitentes
Penitentes são lâminas  altas e finas de neve e gelo endurecido que se formam em grandes altitudes. Os raios do sol transformam gelo em vapor de água sem derreter o gelo. Algumas áreas se transformam em vapor mais rapidamente do que outras, formando depressões na superfície lisa.
10. Supercélulas
Supercélulas são o tipo mais raro e perigoso de tempestades. Elas podem se sustentar por muito mais tempo que uma tempestade comum.
11. Flores de Gelo
Flores de gelo são formadas quando a seiva no caule das plantas congela e se expande, rachando o tronco. A água, em seguida, entra através das rachaduras e congela quando em contato com o ar formando padrões requintados.
12. Arco íris de fogo
São formados pela luz que reflete a partir de cristais de gelo em nuvens altas. Os halos são tão grandes que, muitas vezes, aparecem em paralelo ao horizonte.
13. Parélio
Fenômeno atmosférico que acontece porque os cristais de gelo brilham quando o sol está em determinado ângulo.
14. Nuvens  mammatus
Nuvens mammatus são bolsas de nuvens que se formam e pendem por baixo da base da nuvem. Elas se formam quando o ar e as nuvens mantêm diferentes níveis de umidade.
15. Nuvens asperatus
Nuvens asperatus só foram classificadas em 2009. Sabemos pouco sobre elas.
Marcelo Ferla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.