Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Coisas bacanas.


Família Schurmann Inicia Expedição Oriente, aventura de proporções inéditas que percorrerá os oceanos do planeta por mais de dois anos.
A bordo do veleiro Kat: Vilfredo e Heloísa Schurmann com os filhos (a partir da esquerda), David, Wilhelm e Pierre.
Crédito: Luciano Candisani

Em 1984, o economista Vilfredo e a professora Heloísa surpreenderam parentes, amigos e colegas de trabalho com uma decisão “fora do padrão”: abandonar a vida estável e confortável em terra firme e zarpar pelo mundo a bordo de um veleiro, acompanhados dos três filhos pequenos, Wilhelm, 7 anos, David, 10, e Pierre, 15.

E assim viveram por dez anos: velejando pelo mundo, conhecendo e descobrindo novas aventuras... e fazendo de um sonho a razão de suas vidas. Três décadas depois, com algumas aventuras marítimas no meio e as crianças, agora, homens feitos e até mesmo pais de uma nova geração, a Família Schurmann volta a exercitar o desapego. A partir das 16h de domingo, 21 de setembro de 2014, o novo veleiro Kat passa a ser a moradia dos Schurmann nos próximos dois anos e três meses e a imensidão do mar, o destino da Expedição Oriente!
Depois de cinco anos de muito planejamento, o apoio fundamental dos patrocinadores Estácio, HDI Seguros e Solví e de dias e noites dedicados a um dos mais ambiciosos projetos brasileiros de volta ao mundo, a Família Schurmann oficialmente começa uma aventura de proporções inéditas no Brasil. Na terceira expedição ao redor da Terra, os navegadores percorrerão cerca de 30 mil milhas (o equivalente a quase 50 mil quilômetros), passando por quatro oceanos, cerca de 50 portos, 29 países e cinco continentes. Pela primeira vez, chegarão à Antártica e à República Popular da China, que fica a aproximadamente 17 mil quilômetros de distância do Brasil. Uma curiosidade é que as rotas das aventuras anteriores somadas ao roteiro da Expedição Oriente resultariam em 14 viagens da Família Schurmann à China.
O roteiro reserva lugares desconhecidos e a nova travessia também marca a estreia da terceira geração a bordo: o jovem Emmanuel integrará a tripulação Schurmann, formada pelo casal Vilfredo e Heloísa e os filhos Wilhem, David (líder da tripulação de terra) e Pierre – os dois últimos, em alguns trechos da aventura. Kat, a filha caçula, falecida em 2006, está simbolicamente presente ao inspirar o nome do novo veleiro da família, neste projeto que envolve inovação, tecnologia e sustentabilidade.

Com a Expedição Oriente, a Família Schurmann velejará inspirada em polêmicas teorias que defendem os chineses como os primeiros grandes navegadores e descobridores do mundo. Ou seja, os primeiros aventureiros a contornarem o globo.
OS CHINESES E A FAMÍLIA SCHURMANN
“Em nossa segunda expedição, seguimos a esteira de Fernão de Magalhães. Estudamos a fundo sua história e uma coisa nos intrigou. Magalhães suspeitava que houvesse uma rota para as ilhas das especiarias via uma passagem ao sul das Américas. Ele argumentava que detinha um mapa que provava a existência deste canal.

Veio então nossa curiosidade: como ele teve acesso a essa informação, que não era mencionada em nenhum documento oficial?”, conta o capitão Vilfredo Schurmann.

Em 2002, Gavin Menzies, um ex-oficial da Marinha inglesa, publicou uma tese, exposta no livro “1421”, que poderia fornecer a resposta para a pergunta da Família Schurmann e, tempos depois, inspirar a Expedição Oriente.
No livro “1421: o ano em que a China descobriu o mundo”, Menzies apresenta pesquisas que o levaram à origem desses mapas e expõe sua teoria de que os chineses foram os precursores das viagens de descobrimentos, utilizando “avançados instrumentos” com know-how de cálculo de latitude e longitude.

“A tese reza que, em 1421, a maior esquadra com gigantescos juncos entre 142 e 163 metros de comprimento zarpou da China.

Os navios eram capitaneados pelos leais almirantes do Imperador Zhu Di. "Sua missão era seguir até os confins da terra para recolher tributos dos bárbaros de além-mar'”, explica Vilfredo.
Segundo a tese de Menzies, na jornada de dois anos, os navios chineses teoricamente aportaram na América 70 anos antes de Colombo, circunvagaram o globo um século antes de Magalhães, descobriram a Antártica, chegaram à Austrália 320 anos antes de Cook e descobriram a longitude 300 anos antes dos europeus. Inspirados nesta teoria e suposto fato histórico, a Família Schurmann zarpa para a inédita Expedição Oriente, que retraça parte das rotas chinesas. “Sim, não foi apenas uma rota, foram diversas rotas navegadas pelos juncos chineses e nós iremos em busca de algumas delas”, comemora Heloísa Schurmann.
Nos últimos anos, a Família Schurmann vem mantendo constantes contatos com Gavin Menzies e sua equipe.

Desde então, eles têm colaborado com novas informações que ajudarão os navegadores brasileiros a buscarem por indícios da passagem dos chineses, séculos atrás, em determinados locais da viagem.

Por conta da idade avançada, Menzies não veio ao Brasil para acompanhar a partida dos Schurmann, mas seu assessor Ian Hudson acompanha, em Itajaí, Santa Catarina, o início da Expedição Oriente, que seguirá para...
Punta Del Este, no Uruguai / Buenos Aires, na Argentina / Mar Del Plata, na Argentina / Puerto Madryn, na Argentina / Puerto Deseado, na Argentina / Ushuaia, na Argentina, com navegação pelo interior dos fiordes / Antártica / Puerto Willians, no Chile, com navegação nos canais chilenos, passando pelas cidades de Puerto Chacabuco e Chioé / Puerto Montt, no Chile / Ilha de Juan Fernandez, no Chile / Ilha de Páscoa, no Chile / Ilha Pitcairn, passando por alguns atóis na Polinésia Francesa / Ilha Tahiti / Ilha Moorea, na Polinésia Francesa / Ilha de Huahine e Tahaa, na Polinésia Francesa / Ilha de Bora Bora, na Polinésia Francesa / Ilha de Mopelia, na Polinésia Francesa / Ilha de Rarotonga, nas Ilhas Cook / América Samoa, na Polinésia / Western Samoa, na Polinésia / Vavau, passando pelas Ilhas Monothaki / Fiji / Opua, na Baía das Ilhas, na Nova Zelândia / Auckland, na Nova Zelândia / Brisbane, com paradas na grande barreira de Corais da Austrália / Alotau, com passagem pelas ilhas New Ireland, New Hanover e Mussau / Ilha de Guam, na Micronésia / Saipan, nas Ilhas Marianas, localizada na Micronésia / Okinawa, no Japão / Shangai, na China / Guangzhou ou Xiamen, na China / Cidade-Estado Hong Kong / Ho Chi Minh, no Vietnã / Natuna Island, na Indonésia / Singkwang na Ilha de Borneo, na Indonésia / Singapura / Jacarta, na Indonésia / Ilhas Chagos, no Oceano Índico / Atol Cargados & Carajos / Ilha Maurício, no Oceano Índico / Ilha Reunião, no Oceano Índico / Tonalaro, em Madagascar / Port Elisabeth, na África do Sul / CapeTown, na África do Sul / Ilha Santa Helena, no Oceano Atlântico / Itajaí, Santa Catarina, Brasil!
VELEIRO KAT, SUSTENTABILIDADE E TECNOLOGIA EM ALTO MAR
Nos últimos dois anos, a Família Schurmann se dedicou a um dos projetos mais inovadores de Expedições no país. Projetado e desenvolvido por brasileiros, o veleiro Kat é uma das peças fundamentais da Expedição Oriente.

Reunindo elementos de alta tecnologia, inovação e sustentabilidade, o nome do novo veleiro é homenagem à encantadora Kat Schurmann, filha caçula do casal, falecida em 2006. Dentro de um espaço relativamente pequeno, a Família Schurmann apresenta ao Brasil e ao mundo soluções inéditas de sustentabilidade.
O veleiro Kat conta com sistema de geração de energia limpa, por meio de eólicos, painéis solares, hidrogeradores e bicicletas ergométricas para produção de energia durante os exercícios físicos da tripulação.

Graças à parceria com a Solví, o novo veleiro também tem compactador de lixo reciclável e um sistema de tratamento de esgoto.

O lixo orgânico será reaproveitado utilizando equipamento especial de compostagem para produção de adubo que será utilizado a bordo em duas hortas orgânicas, garantindo uma alimentação saudável e fresca enquanto cruza mares e oceanos do planeta. 

“Vamos transformar o nosso barco em um microcosmo autossustentável”, afirma Heloísa.
Além de todas as soluções sustentáveis, o veleiro Kat adota ainda inovações tecnológicas capazes de facilitar um pouco mais a travessia e até mesmo manter a tripulação mais “próxima” de familiares, amigos e fãs da Família, que permanecem em terra firma. Um dos destaques do veleiro é a quilha retrátil: quando em baixo, tem um calado de 4,5 metros; em cima, um calado de 1,80 metros.

E mais.

“Dessa vez, adotamos um sistema de comunicação via satélite com velocidade de 492 Kbps, podendo chegar a 600 Kbps. Na viagem anterior, a capacidade não chegava a 100 Kbps”, orgulha-se David Schurmann.


Crédito: Família Schurmann/Divulgação
TRIPULAÇÃO A BORDO
Na primeira aventura, há 30 anos, Heloísa era a única mulher junto aos quatro rapazes da família – Vilfredo e os meninos Wilhelm, David e Pierre.

Na segunda, ganhou a companhia da doce caçula Kat.

Agora, na Expedição Oriente, são três. Mas o time masculino também ganhou reforços. No total, são 12 tripulantes a bordo! Por meses, os novatos participaram de cursos e treinamentos para finalmente vivenciarem na prática a vida no mar.

Entre as lições da Família Schurmann, o desapego, claro. “Cada um pode levar, no máximo, quatro calçados, que precisam ser funcionais”, exemplifica Heloísa Schurmann.

As regras incluem mudanças de comportamento em prol do planeta – como banhos rápidos e cuidados para evitar o desperdício de água, mesmo estando na imensidão do oceano – e do bem-estar de todos. “Perfumes e desodorantes com cheiro forte não podem. A vaidade de um pode causar enjôo no outro”, acrescenta ela.
Prontos para uma aventura radical, Ben Lieberbaum, chef de cozinha; Carlos Antonio da Silva, marinheiro; Eduardo Talley, coordenador de mídia, produtor e fotógrafo; Fabiano de Queiroz, operador de som e marinheiro; Fernando Horn, operador de elétrica e eletrônica e marinheiro; Gabriela Chimbo, administradora financeira; Gustavo Millet, diretor de fotografia; Heitor Cavalheiro, assistente de direção, e Natalie Ancieta, administradora de Logística, passam a integrar a tripulação da Expedição Oriente, ao lado do capitão Vilfredo Schurmann, da autora e pesquisadora Heloísa Schurmann, do primeiro imediato Wilhelm Schurmann – além dos outros filhos David e Pierre e o neto Emmanuel Schurmann, que embarcarão em pontos específicos. Vale lembrar que toda a tripulação está assegurada pela HDI Seguros, assim como o veleiro Kat.
VELEJADORES SCHURMANN

Vilfredo Schurmann



Economista graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Vilfredo foi consultor financeiro de grandes corporações brasileiras, tais como Ceval (hoje, Bunge), Weg AS e outras.

Aos 35 anos de idade, trocou uma carreira bem-sucedida e a vida em terra firme pelo prazer de desfrutar momentos de aventura junto com a família, navegando pelo mundo em um veleiro.

O capitão da Família Schurmann liderou e coordenou as duas expedições no mar.

Foi condecorado com a Medalha do Mérito Naval da Marinha do Brasil. Vilfredo foi produtor do documentário “Em Busca do Sonho”, da série “Magalhães Global Adventure” para a Rede Globo de Televisão e do longa-metragem “O Mundo em Duas Voltas”.

É presidente da Schurmann Produções Cinematográficas, palestrante e responsável pelos projetos educacionais do Instituto Kat Schurmann.

Heloísa Schurmann



Graduada professora de Inglês pela New York University com especialização na área de Pedagogia, Heloísa educou os quatro filhos, nas duas expedições de volta ao mundo. 

Ela é pesquisadora, responsável pelo conteúdo dos projetos globais e autora dos diários de bordo da família. Heloisa é escritora e publicou três best sellers nacionais e, recentemente, o livro “Pequeno Segredo”.

Ela desenvolveu o Programa Pedagógico da segunda expedição, intitulado “Educação na Aventura”, acompanhado por mais de 2 milhões de alunos no Brasil e nos Estados Unidos.

É palestrante e responsável pelo núcleo de dramaturgia da produtora e conteúdo digital da Família Schurmann.

Pierre Schurmann



Pierre partiu aos 15 anos com sua família durante sua circum-navegação “10 anos no Mar”.

Desembarcou nos Estados Unidos para estudar na universidade.

Em terra firme, começou sua carreira como corretor no Smith Barney. Em 1994, retornou ao Brasil para trabalhar na estruturação do projeto “Magalhães Global Adventure”.

Em 1997, iniciou uma carreira empreendedora independente, que o levou a criar e vender três empresas: Zeek!, Conectis e Experience Club.

David Schurmann


Diretor e produtor, formado em Cinema e Televisão na Nova Zelândia, David iniciou carreira internacional com 19 anos como diretor do programa “In Focus” da TV3, na Nova Zelândia, onde viveu por seis anos. Ele dirigiu filmes em mais de 20 países para publicidade, séries de televisão, além de curtas e longas-metragens, recebendo prêmios no Brasil e no exterior. Destaque para os “O Mundo em Duas Voltas” e “Desaparecidos”. 

Além de palestrante, David é o diretor/administrador da empresa Schurmann Produções Cinematográficas – que, atualmente, produz o filme “Pequeno Segredo” – e responsável pelo planejamento e administração da nova Expedição Oriente.

Wilhelm Schurmann



Aos 7 anos, Wilhelm embarcou com a família para navegar ao redor do mundo. Ele viveu 10 anos no veleiro, onde estudou por correspondência, aprendeu três idiomas fluentemente, conheceu mais de 42 países e viveu aventuras inesquecíveis. 

Aos 10 anos, aprendeu a velejar de windsurfe e – apaixonado pelo esporte – tornou-se atleta profissional, participando de competições em vários países do mundo.

Unindo talento e dedicação, ele se destacou no cenário nacional e internacional, sendo reconhecido como um dos maiores nomes no esporte de windsurfe no Brasil e no mundo em diferentes classes: Formula Slalom, Wave, Speed e longa distância.

Wilhelm ganhou mais de 180 medalhas e troféus nacionais e internacionais em mais de 200 campeonatos, participando de mais de mil regatas.

Na Expedição Oriente, Wilhelm é o imediato a bordo do veleiro.

Kat Schurmann



Kat Schurmann nasceu em 1992, na Nova Zelândia. Aos 3 anos, tornou-se a mais jovem marinheira ao ser adotada pela Família Schurmann. Ela participou da “Magalhães Global Adventure” dos 5 aos 8 anos, navegando ao redor do mundo e conhecendo 19 países.

Fluente em inglês e português, estudou por correspondência pelo método americano de ensino da Calvert School.

Corajosa marinheira, Kat praticou diversas modalidades de aventuras: desceu rios em rafting, subiu montanhas e vulcões, nadou com os golfinhos e mergulhou em Fernando de Noronha. Sempre alegre e brincalhona, era uma determinada defensora do meio ambiente. 

Kat faleceu em 29 de maio de 2006, aos 13 anos, de complicações decorrentes do vírus HIV, do qual era portadora desde seu nascimento.

A pequena e amada marinheira está simbolicamente presente na Expedição Oriente, tendo o seu nome adotado pelo novo veleiro da família.

Emmanuel Schurmann



A Expedição Oriente marca o início da participação da terceira geração da Família Schurmann.

Emmanuel Schurmann prepara-se para a primeira volta ao mundo ao lado dos avós Vilfredo e Heloísa.

Para participar da aventura, ele se dedicou a cursos náuticos, entre eles, de vela, navegação e mergulho.

Emmanuel também participou de treinamentos de mecânica de motor e culinária, além de navegadas de longa distância a bordo do veleiro da família. Fluente em inglês, espanhol e português, fez aulas de Mandarim e, a bordo, continuará estudando Logística com o curso à distância da Estácio.
O MAR DIGITAL DA FAMÍLIA SCHURMANN
Há décadas, consagrados personagens de games ganham forma humana por meio de adaptações cinematográficas.

Assim, Bob Hoskins e John Leguizamo se transformaram em Mario e Luigi no filme Super Mario Bros. e Angelina Jolie personificou a sedutora e perigosa Lara Croft, nas duas produções inspiradas em Tomb Raider.

No Brasil, a Família Schurmann percorre o caminho inverso.

Conhecida pelo público nacional e internacional por expedições mundiais que já foram quadro do Fantástico e documentário para as telas de cinema (atualmente, disponível também no iTunes e na Netflix), os velejadores apostam no gamification como um dos canais de comunicação e interação da Expedição Oriente.
Em um mundo cada vez mais conectado, inclusive a partir de tablets e smartphones, a nova aventura conta com técnicas de jogos, desafios e recompensas incorporados ao dia a dia da tripulação a bordo possibilitando uma relação mais próxima e lúdica com o público. Desenvolvido pela agência Mkt Virtual, o Game Expedição Oriente tem início no dia 21 de setembro de 2014, junto com a partida da tripulação do novo veleiro Kat. Toda a rota pode ser acompanhada diariamente por brasileiros e jogadores de todo o mundo, a partir da versão em inglês.

Mas, assim como os personagens de games que ganharam vida nas telas de cinema, com o Game Expedição Oriente, os tripulantes virtuais também poderão integrar fisicamente a nova aventura da Família Schurmann.
No mar digital da plataforma de gamification, os jogadores participam de uma série de desafios, que levarão a prêmios no mundo real. Entre os tesouros reservados está uma viagem à Ilha de Páscoa, onde o vencedor encontrará a Família Schurmann e velejará a bordo de Kat; souvenirs e relíquias adquiridas em diversos pontos da rota da Expedição Oriente especialmente para os usuários, e até a presença VIP nos festejos que marcarão o retorno dos Schurmann, mais de dois anos depois do início da grande aventura.

Para acompanhar e participar virtualmente do Game Expedição Oriente e conquistar um espaço na tripulação real, os usuários navegam por uma plataforma exclusiva e cheia de aventuras.
Cada jogador tem a própria embarcação para navegar e conquistar pontos, respondendo aos desafios e participando de games e missões especiais. Divertido, o jogo também é um canal lúdico de informação e aprendizado sobre diversos povos e costumes, em especial sobre a cultura oriental.

Por isso, cada participante do Game Expedição Oriente começa como capitão de uma antiga embarcação chinesa, podendo transformá-la em um veleiro moderno e sustentável como o Kat da Família Schurmann. Toda a dinâmica do jogo acontece de acordo com a própria aventura dos Schurmann nos mares do planeta.
Os participantes acompanham cada trecho da Expedição Oriente, que é a fonte de inspiração para as perguntas e os desafios dos patrocinadores Estácio, HDI Seguros e Solvi – neste caso, capazes de proporcionar vantagens, como seguro anti-pirata, pontos extras pela coleta de lixo e também o Super Computador para ajudar a responder outras perguntas. Vale destacar ainda que cada capitão pode contar com uma tripulação de até duas pessoas.

“Com 30 anos de trajetória, alcançamos diferentes gerações com as expedições anteriores.

Agora, é hora de inovar outra vez e conquistar um novo público: os jovens que se entregam às plataformas de gamification”, conta David Schurmann.
UMA AVENTURA TRANSMÍDIA
Com forte presença digital, a nova saga da Família Schurmann é uma aventura transmídia com ações e conteúdos distintos e complementares, desenvolvidos em parceira com a empresa Mistika para diferentes plataformas. Dessa forma, brasileiros e usuários de todo o mundo podem acompanhar e interagir com a tripulação, conferindo de perto as histórias em alto mar e de outros povos e culturas visitadas até o retorno ao Brasil.

Todas as emoções serão transmitidas diariamente pelo site do projeto, traduzido em cinco idiomas, além das páginas oficiais – em português – nas redes sociais como Facebook, YouTube e Instagram.
Com sua expertise, a Mistika assessorou o desenvolvimento do work flow audiovisiual da Expedição Oriente e, assim, mesmo estando em terra firme é possível navegar com os Schurmann.

De imediato, dois aplicativos estão disponíveis para as plataformas iOS e Android de tablets e smartphones: o da própria Expedição Oriente com o game e outro do veleiro Kat em 3D, que reserva grandes surpresas aos usuários. Com o primeiro, os usuários têm acesso ao Diário de Bordo da Família Schurmann; conferem todas as informações sobre a nova aventura, da preparação, passando pelas características da embarcação até as rotas e os destinos programados; conhecem melhor toda a tripulação; podem jogar o Game Expedição Oriente, e acessar a loja virtual.
Já o app do veleiro em 3D leva os usuários a bordo de Kat.

É possível embarcar virtualmente para conferir e até vivenciar em tempo real o que se passa com a Familia Schurman. Considerando a área externa, é possível rotacionar o veleiro em 3D, acionar a quilha, levantar e abaixar as velas, ativar e desativar genoas e dispositivos de captação de energia (geradores eólicos, turbinas etc), mostrar a inclinação do veleiro Kat e ser informado sobre a localização exata do barco.

O aplicativo revela ainda a estrutura interna de construção e permite andar na área interna, mostrando os diferentes decks.
Para uma família de empreendedores, que planeja detalhadamente uma aventura buscando se antecipar a imprevistos e surpresas agradáveis, a Mistika também entra em cena com infraestrutura, tecnologia e expertises capazes de gerar conteúdo audiovisual adaptável a qualquer tipo de mídia, quando quiser. 

“Em parceria com a Schurmann, desenvolvemos todo o setup da embarcação, que também está equipada com câmeras de cinema digital, ilhas de edição, servidor, switcher, equipamento para transmissões ao vivo via link de satélite exclusivo, 24 horas por dia, de qualquer lugar do planeta”, revela Marcelo Siqueira, sócio da Mistika.

Vale ressaltar que os parceiros contam com uma base local para gerenciar e distribuir todo o conteúdo captado durante a trajetória do veleiro.
EDUCAÇÃO & PESQUISA
Em 1984, quando a Família Schurmann partiu pela primeira vez rumo ao mundo, os filhos Wilhelm, David e Pierre cresceram e estudaram a bordo.

Em 1997, foi a vez da filha Kat, na época com 5 anos, embarcar na Expedição “Magalhães Global Adventure” e fazer do veleiro e do mundo sua escola itinerante. Durante essa segunda aventura inclusive foi desenvolvido, em parceria com a americana Adventure on Line, o programa “Educação na Aventura”, indicado pela Unesco como ferramenta educacional.

Para seguir sua tradição na área pedagógica, a Expedição Oriente também envolve importantes ações educacionais em parceria com a Estácio.

Além disso, a partir de amostras coletadas durante a viagem, o Departamento de Oceanografia Biológica da USP realizará um estudo com análises da qualidade das águas e dos plânctons do planeta, tendo como referências os locais por onde o veleiro Kat navegar.
ELES ACREDITAM NO SONHO DOS SCHURMANN
A Expedição Oriente da Família Schurmann tem como patrocinadores a Estácio, a HDI Seguros e o Grupo Solví.

A parceria com as três empresas vai além do suporte financeiro.

A Estácio está envolvida em projetos educacionais ligados à Expedição Oriente, a HDI cuida da segurança do barco e da tripulação e a Solví trabalha nos mecanismos de sustentabilidade instalados no veleiro Kat, como o tratamento de esgoto e lixo da embarcação.
De acordo com Rogério Melzi, presidente do Grupo Estácio, "a parceria com a Família Schurmann é um dos grandes projetos da Estácio. Tem um significativo altamente simbólico para nossa instituição porque se ancora em valores muito caros para nós e para nossos mais de 380 mil alunos em todo o país.

O projeto Expedição Oriente está firmemente apoiado no sonho, na busca pelo novo, na capacidade de superação, na obstinação, na crença e na vitória.

Na educação, da mesma forma, estes valores são pressupostos na formação para o trabalho e para a vida cidadã". E acrescenta: "para nós, que somos uma instituição de ensino superior, esta parceria proporcionará conteúdos, análises, novas visões de mundo nas mais variadas áreas de conhecimento, que serão envolvidas no projeto em suas diversas fases: desde o curso de computação gráfica até o de logística, além de design de interiores, direito, engenharia, farmácia, nutrição, entre outros. Nossos alunos terão acesso, em tempo real, a momentos importantes da viagem, como se estivessem dentro da embarcação com a Família Schurmann.

Isso só será possível porque temos na tecnologia um aliado decisivo, mas com uma aplicação bem prática, objetiva. Será uma viagem inesquecível para o Grupo Estácio".
Paulo Moraes, diretor de marketing da HDI Seguros, destaca que participar desse projeto com a Família Schurmann é também uma questão de afinidade e identidade com a proposta. Ele elogia o espírito aventureiro dos Schurmann e destaca que esse novo desafio é que motivou a HDI a integrar o projeto.

"Velejar por dez anos, com toda a família a bordo, pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico e, tempos depois, refazer com idêntico êxito a rota do navegador português Fernão de Magalhães, exige muito planejamento e, em igual medida, capacidade de avaliar, nos mínimos detalhes, todos os riscos inerentes a uma aventura de tal porte, a fim de garantir a segurança da embarcação e de seus tripulantes.

Avaliar os riscos e oferecer segurança é exatamente o papel de uma seguradora. Por isso, estamos juntos nessa empreitada.

É assim que a HDI Seguros tem pautado sua conduta no mercado, proporcionando, ao longo de mais de três décadas, o máximo em confiabilidade e tranquilidade aos seus segurados", afirma Paulo Moraes.
Carlos Leal Villa, presidente do Grupo Solví, destaca que "vivemos um momento de despertar coletivo, de iniciarmos uma trajetória de preservação do meio ambiente e de recuperação de espaços degradados através de inovações tecnológicas que permitem a diminuição dos impactos ambientais. Acreditamos que a 3ª Expedição Marítima da Família Schurmann, 30 anos após sua primeira viagem ao redor do mundo e 15 anos depois de terem refeito a rota de Fernão de Magalhães, será um grande impulsionador dessa trajetória, pois impactos ambientais não só serão objeto de estudo dos Schurmann durante a sua expedição, como também fazem parte de todo o planejamento da iniciativa e norteiam a construção do novo veleiro, o qual conduz a tripulação por uma aventura que ilustra este momento atual vivido pela sociedade".

E explica: "nós, da Solví, vimos na proposta de parceria com a Família Schurmann uma oportunidade de comprovar, por meio da aventura de uma família, em um veleiro, fazendo uma circum-navegação da terra de dois anos sem agredir a camada de ozônio, sem poluir os oceanos, não descartando nenhum litro de esgoto e nenhum quilo de resíduo sólido nos mesmos, que existem soluções para mitigar os impactos ao meio ambiente seja em um micro cosmo ou em cenários mais amplos, como os que representam as realidades urbanas e industriais nas quais atuamos por meio de nossas empresas".
PERFIS DOS PATROCINADORES
Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio atua há 44 anos no país.

A instituição possui cerca de 4,8 mil funcionários, corpo docente de 8,9 mil professores e 383 mil alunos matriculados. Formada por 39 instituições de Ensino Superior, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades, está presente em 21 estados e no Distrito Federal. Com um total de 80 campi, a instituição oferece diversos cursos presenciais e a distância de Graduação Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e a distância, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação), avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (Capes), educação corporativa e cursos de extensão.

A Estácio aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais, ferramentas que ampliam e transformam as oportunidades de aprendizado dos seus alunos e proporcionam as melhores soluções para as empresas e seus colaboradores.
Com mais de 1,5 milhão de veículos em carteira, 55 filiais, 14 escritórios comerciais e uma equipe de 1.443 colaboradores, a HDI Seguros é hoje a 5ª maior seguradora automotiva do País, de acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), autarquia que regula o mercado segurador brasileiro. 

Dois dos grandes diferenciais da HDI são a agilidade e a eficiência no atendimento e na busca contínua de soluções para seus segurados. Nesse sentido, destacam-se as Centrais HDI Bate-Pronto, que já somam 44 unidades  e cujo conceito inovador consolidou ainda mais a sua bem-sucedida posição no mercado.

As centrais Bate-Pronto são unidades de atendimento a sinistros que liberam os casos de forma rápida e com o mínimo de burocracia. Em média, os segurados da HDI atendidos nessas unidades têm seus casos encaminhados e liberados pela seguradora em até 30 minutos.

Uma pesquisa recente comprovou a satisfação dos clientes da HDI Seguros em relação a essas centrais e ao Serviço de Atendimento aos Clientes (SAC). 

A nota média das centrais foi 9,6 e a nota do callcenter, 9,2.
A Solví é um grupo de empresas de reconhecida competência, que atuam, desde 2006, nos segmentos de Resíduos, Saneamento e Valorização Energética e Engenharia atendendo a mais de 250 cidades de diversos estados brasileiros, além de municípios no Peru, na Bolívia e na Argentina e uma estrutura com mais de 25 mil colaboradores.

Atuar prestando serviços capazes de prover qualidade de vida não só para essa geração, como também para as gerações futuras é um desafio por um lado motivador e por outro de extrema responsabilidade.

Por isso, o Grupo carrega essa responsabilidade e esse compromisso em seu nome e sobrenome: Solví - Soluções para a Vida. Dentro deste cenário, o Grupo Solví tem como missão oferecer soluções em resíduos, saneamento, valorização energética e engenharia, operando e gerenciando concessões e contratos para clientes públicos e privados - além de promover o desenvolvimento de seus colaboradores e comunidades, criando valor para acionistas, clientes, fornecedores e governo, por meio do crescimento sustentável e do respeito ao meio ambiente.

A Solví atua focada em valores como excelência, inovação, dinamismo, equipe, responsabilidade social e parceria. Por isso, sua gestão está baseada no princípio de harmonizar as expectativas dos clientes e usuários com a busca de resultados empresariais e desenvolvimento de seus colaboradores por meio de operações descentralizadas, planejadas e controladas corporativamente. Mais informações em www.Solví.com.
FORNECEDORES OFICIAIS, ELES TAMBÉM ACREDITAM NO SONHO
Para a Expedição Oriente, a Família Schurmann também conta com seus fornecedores oficiais de materiais para a construção do barco, serviços e mantimentos utilizados durante toda a expedição. São eles: Aperam, Arcelormitall, Arquitetura do Sono, Blum, Bunge/Soya, Camil, Carabelli, Cordoaria São Leopoldo, Coqueiro, Coroh Brasil, Décio Metalúrgica, Diprofiber, Duoflex, Electra Service, Engesul, Evolution, Fórmica, FedEx, Gulton, Hamburg Sud, Hansgrohe, Hydreco, Horácio, Inovatte, Kapazi, Konder, Night & Day, Lorena Kreuger, Marine Express, Mekal, Metal Sales, Michel Scapini Nickelle, MocarVidros, Monotaço, Morsing, Nautiflex, Norton, O3R, Ohmini, Optolamp/HE Naval Systems, Parker, Pino, Possamai, Rinaldy, Rock Fibras, Schneider Electric, Senai Brasília, Senai SC, Sika, Tecnisub, Toalhas Altantica, Tubocerto, Tubolit, União, Vinícola Grando, Volvo, Weg e Zamir.
texto: Alexandre Moreno:alexandre@bansen.com.br
post: Marcelo Ferla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.