Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

Calendário

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Acontecimentos.

A foto que mudou a cara dos anos 90.
POR JANARA  LOPES

Ontem foi o Dia Mundial de Combate à Aids. E uma foto em especial, marcou e alertou o resto do mundo sobre uma das epidemias mais graves do século xx.


A Life Magazine relembrou a foto de David Kirby e sua família, que em 1990 deu um rosto humano à epidemia, e mostrou ao mundo como isso afetava as famílias e suas vítimas. A fotógrafa Therese Frare conta a sua história:


"Perguntei David se ele se importaria se eu tirasse fotos, e ele disse: 'Tudo bem, desde que não seja para lucro pessoal." David era um ativista, e ele queria contar para as pessoas sobre como a AIDS era devastadora para as famílias e para a comunidade.  Honestamente, acho que ele tinha muita noção sobre a importância que essa imagem teria."

 

Frare faz uma pausa, e ri. "Na época eu pensava, quem é que vai ver essas fotos, afinal?"
Ao longo dos últimos 20 anos, estimativas contam que mais de um bilhão de pessoas entraram em contato com a imagem, agora icônica, de Frare. Ela foi reproduzida em centenas de jornais, revistas e TV.

Muitas controvérsias surgiram depois que a foto se espalhou. Entre elas, o uso da foto em um anúncio da Benetton, que atraiu a ira de diversos ativistas.

O que não se comenta muito é o que aconteceu após a morte de Kirby. Seus pais passaram por esses momentos outras vezes, se tornando voluntários no hospital que cuidou de David quando ele sucumbiu à AIDS.
  
“A mãe de David segura uma foto do filho, antes da AIDS."

Marcelo Ferla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.