Guerra do Vietnã - Parte XXV
O fim de tudo e a dor dos que ficaram.
Para encerrar definitivamente este especial, não devemos nos esquecer daqueles que foram até lá, em um país diferente, onde notaram estar despreparados, onde notaram que tinham sido enganados, onde conheceram o verdadeiro ser humano que eram, tanto no que se refere as coisas boas que possuíam, quanto em relação as coisas ruins.
A guerra, qualquer que seja tem destas coisas, coloca os que nela estão envolvidos, no limite do ser humano, em todos os sentidos, sentimentos bons e ruins vem a tona, decisões difíceis tem que serem tomadas em segundos, os sentidos ficam aguçados e a humanidade para com seus companheiros, mesmo estando todos em uma guerra, aparece, por incrível que pareça, traçando laços de irmandade que perduram até a morte de seus componentes.
Para os mortos americanos no Vietnã, fora inaugurado no ano de 1982, com o nome de Monumento aos Veteranos do Viatiname, sendo uma obra edificada em Washington-DC, durante o governo do presidente Ronald Regan.
Em um muro de mármore negro, estão gravados os nomes dos mais de 57 mil soldados americanos mortos em guerra, tudo, para que sejam lembrados pela posteridade. Os nomes dos cerca de 4milhões de vietnamitas militares e civis (em sua maioria camponeses), mortos no conflito, permanecem até hoje no anonimato.
Washington, DC: Vietnam Veterans Memorial
O Vietnam Veterans Memorial é, além de memorial, uma espécie de símbolo da honra americana, o reconhecimento e homenagem aos que serviram e sacrificaram suas vidas na Guerra do Vietnam...
...mas acabou sendo um “memorial de todos os memoriais”, dedicado à "coragem, sacrifício e devoção de todos os que trabalharam pelo país" ao longo da guerra mais longa dos Estados Unidos.
o preto impecavelmente lustrado e polido em que estão incrustrados os nomes dos 58.000 que morreram naquela guerra.
Em 1980 o Congresso autorizou a formação do The Vietnam Veteran's Memorial Fund, Inc., entidade sem fins lucrativos com o objetivo de arrecadar fundos para a construção do memorial.
25 anos depois de inaugurado , o Vietnam Memorial permanece como o mais visitado de Washington, DC, com mais de 4 milhões de visitantes anualmente.
Cada uma das duas paredes de granito preto mede 75 metros de comprimento se se encontram no centro, em ângulo de 125 graus e as paredes estão suportadas por uma fundação com 140 pilares de concreto. Elas começam baixinhas e vão aumentando de tamanho até encontrarem-se no centro, quando passam a ter a altura máxima de 3 metros. O granito das paredes e do piso é de Bangalore, India, cortados e fabricados em Barre, Vermont. As variações de cor e textura são resultantes de diferentes técnicas de corte, polimento e lustro.
The Wall , como é denomidano o monumento, consiste em três partes: a Three Soldiers statue, o Vietnam Women’s Memorial e o Vietnam Veterans Memorial Wall.
A construção começou em 1982 e concluiu-se em 1993. US$ 8,4 milhões foram arrecadados e gastos na construção, cuko projeto foi de um estudante de arquitetura, de apenas 21 anos, da Universidade de Yale, que fez o projeto como um trabalho de escola. A Three Soldiers statue foi executada e instalada em 1984 para dar ao memorial um aspecto mais tradicional.
Fim.
Marcelo Ferla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião.