Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Começando pelo fim.



 























6.5.10


Começando pelo fim.


A política brasileira, em todos os seus setores, vem passando por maus bocados o que inevitavelmente decorre de uma série de escândalos no setor e, por conseqüência disso, de uma pressão popular causada pelo cansaço da desta em relaçãoàqueles.

Com o intuito de combater tais atos ilegais e ilícitos cometidos a rigor, por nossos políticos, bem como em decorrência dessa pressão popular, obtemos nós, povo, uma resposta do legislativo quando da colocação em pauta da votação da  aprovação da chamada “Lei da Ficha Limpa”, o que de certa forma, num primeiro momento, não aparece como resolução inicial do problema se analisarmos a aplicação desta em comparação a outras leis criadas no país e que de imediato ou em um curto espaço de tempo caem no esquecimento, o que gera a falta de aplicação e fiscalização eficiente destas.

Mesmo assim, é preciso que venhamos, todos, a acreditar ao menos na tentativa que se está materializando no sentido de punir aqueles políticos de nosso país que, ao cometerem determinados atos ilegais e ilícitos, contidos no texto legal da lei, venham, posteriormente, e de forma eficiente, a serem punidos administrativamente e se for o caso juridicamente também.

Li hoje pela manhã que em um ato de simbolismo, a rampa do Congresso Nacional será na data de votação de votação desta lei, lavada, marcando assim, a limpeza que será feita na política brasileira.

Ao que me parece à ordem dos acontecimentos está em sentido contrário.

Estamos começando pelo fim, pois primeiramente, se faz necessário que a iniciativa transmutada, posteriormente, em lei, venha a ser efetiva quanto a seus efeitos por meio de sua aplicação e, principalmente, por meio de sua fiscalização e permanência em vigor contínuo, através do exercício desses dois atos.

Somente desta forma e depois de presenciarmos uma boa quantidade de acontecimentos que comprovem a aplicação rigorosa desta lei por meio daqueles que devem aplicá-la, sem protecionismos e corporativismos existentes hoje é que poderemos começar a nos habituar no sentido de termos um país sério quanto à aplicação e fiscalização destes acontecimentos, tendo como efeito final a punição exemplar dos envolvidos em atos regulados pela lei.

Caso contrário, de nada adiantará limparem a rampa do Congresso Nacional, pois logo depois, em questão de minutos, senão de segundos, os mesmos pés sujos de nossos representantes, enlameados de corrupção permanecerão a sujar o local e de nada adiantará o que se pretende fazer.


Marcelo Ferla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.