Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Fábrica de filhotes.


Fábrica de filhotes: Veja como os criadores clandestinos tratam os cães reprodutores.

Quando vemos o animal no pet shop dá logo vontade de te-lo. 
Mas o que muitas pessoas nem imaginam é o que tem por trás de uma "fábrica de filhotes”. 
A maioria dos amantes de defensores de cães já sabem das condições horríveis que as criações não-regulamentadas mantém seus reprodutores e filhotes. 
Mas, geralmente, as pessoas não fazem ideia dos absurdos. 
Geralmente, não existe nenhum descanso para as fêmeas, elas cruzam e engravidam durante praticamente todos os cios. 
Tanto fêmeas quanto machos reprodutores são confinados em canis sem qualquer socialização com humanos e muitas vezes sem cuidados com a saúde, limitando-se ao direito de ter ração, água e suplementos vitamínicos para que não atrapalhe o ciclo reprodutivo.

Casal de pitbulls cruzando. A fêmea é presa em um suporte improvisado e forçada a aceitar a cópula. Foto: Reprodução/perros.
Além disso, se quer controlam os desvios comportamentais. 
Por exemplo: os Rottweilers não são cães agressivos. 
Mas, por um desvio genético, pode nascer um cão agressivo. 
Um criador inexperiente pode cruzar este cão que está fora do padrão comportamental da raça e gerar filhotes super agressivos, dando origem a uma cadeia de Rottweilers agressivos: o que está longe de ser o padrão da raça.
A maioria dos pet shops que comercializam cães, os obtém através destas "fabricas de filhotes”, que resultam em animais sem qualquer cuidado de criação. 
Os problemas mais comuns são as reações neurológicas por serem animais que nunca conviveram com humanos e muito menos tiveram contato com a mãe. 
O recomendado é que um filhote fique com a mãe até 70 dias após o nascimento, mas tais criadores nunca permitem este contato por tanto tempo.

Um homem segurando um casal de bulldog para o acasalamento. (Foto: Reprodução/celticpride).
Ainda falando de saúde, os cães vindos dos criadores de fundo de quintal, costumam desenvolver displasia de quadril, aquela doença em que o cão não consegue mover corretamente o quadril e pode desenvolver, com o tempo, paralisia nas patas traseiras. 
Essa doença é genética e se um cão sofre do problema ele nunca deve ser cruzado pois os filhotes podem nascer com a doença. 
Mas não é isso que acontece!
A forma como estes animais vem ao mundo é assustadora. 
Para reprodução, a fêmea é presa em um suporte com correias apertando seu corpo para que ela aceite (querendo ou não) que o macho a fecunde. 
Um funcionário fica ali, pressionando para que a cópula aconteça e quando a fêmea fica arredia (as fêmeas às vezes não querem copular com um macho específico por algum motivo) ela é forçada a isso com repressão física. 
Com o término do processo, o casal é separado e a fêmea passa toda a gestação (se acontecer) confinada em um canil sem qualquer socialização. 
E depois do parto, no próximo cio, ela passará por tudo de novo!

Um dos modelos de suporte para acasalamento, onde a fêmea fica presa. Ao que parece isso é bastante comum entre os criadores e existem lojas especializadas na construção deste suporte (Foto: Reprodução/utahbullynews).
Uma coisa que muita gente nem imagina, é que quando os pet shops oferecem uma garantia de que você pode devolver o cão se o mesmo apresentar problemas, em caso de devolução o animal é, geralmente, assassinado (isso mesmo, morto), já que geralmente são devolvidos por problemas graves comportamentais ou de saúde. 
A melhor forma de ter tutelar cãozinho é fazendo uma adoção ou resgatando animais em situação de abandono que aguardam ansiosamente por novas vidas e novos lares.

post: Marcelo Ferla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.