Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

domingo, 19 de outubro de 2014

Dica do Blogueiro.


SescTV estreia documentário sobre Caio Fernando Abreu.
A atração sobre o poeta, dramaturgo e escritor será exibida dia 24/10, sexta, às 23h.

Caio Fernando Abreu
Foto: Divulgação.
Escritor brasileiro, Caio Fernando Abreu (1948-1996) é tema do documentário Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes (2013, 74’), dirigido por Bruno Polidoro e Cacá Nazario.

A produção visita algumas das cidades por onde o poeta, dramaturgo e escritor passou, como Santiago do Boqueirão (no Rio Grande do Sul), Amsterdã, Berlim, Colônia, Paris, Londres, Rio de Janeiro e São Paulo. Nesses lugares, seus amigos, como Maria Adelaide Amaral, Grace Gianoukas e Adriana Calcanhoto, lembram o escritor por meio de depoimentos, versos e frases de Abreu.

O filme estreia no dia 24/10, sexta, às 23h, no SescTV.
Gaúcho, Abreu teve morte prematura após contrair o vírus HIV, mas viveu tempo suficiente para deixar um acervo com mais de 15 livros publicados no Brasil, além de edições lançadas na França, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Holanda e Bélgica.

O amor, a solidão, o ódio e a melancolia são temas recorrentes em sua obra.
Fragilizado pela doença, o escritor sentiu vontade de fugir, de ser outra pessoa e de viver coisas que não tinha vivido.

Para a dramaturga Maria Adelaide Amaral, ele era voraz de novidade e de afeto. “Ele sempre achava que um novo lugar era uma nova possibilidade de afeto”, conta ela.
Em seus textos, Caio Fernando Abreu desabafa como alguém que já previa o amanhã, ao mesmo tempo em que observa cada detalhe presente nas pequenas coisas da vida. Experimentava o amor com toda a intensidade, relacionando esse sentimento ao ódio, à morte, ao sexo, à memória e à felicidade.
Homosexual assumido, Abreu registrou detalhes de uma paixão em um de seus escritos. “Sei que o identificaria por aquela tatuagem no braço esquerdo. 

Um leopardo dourado saltando sobre sete ondas verdes espumantes. E mesmo que fizesse frio e eu não pudesse ver seus braços, reconheceria de longe seus olhos de jade”.

Sobre o SescTV:
Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura. Sua grade de programação é pontuada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas.

As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. 

Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

SERVIÇO:
Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes (2013, 74’)
Estreia: 24/10, quarta, às 23h
Reapresentação: 28/10, à 01h
Classificação Indicativa: 12 anos
Direção: Bruno Polidoro e Cacá Nazario
Produtora: Besouro Filmes

Para sintonizar o SescTV:
Canal 138, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter:http://twitter.com/sesctv

post: Marcelo Ferla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.