Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Curiosidades.


Conheça 8 fatos sobre o massacre da Praça da Paz Celestial
Vanessa Martina Silva
Em seu 25º aniversário, episódio notabilizado por repressão do governo de Pequim a uma onda de protestos continua sendo tabu na China.
O Massacre da Paz Celestial, como ficou conhecida a repressão realizada pelo governo a uma onda de protestos no país, é um tabu na China. Perto da data em que se comemora o 25º aniversário dos acontecimentos, internautas começaram a denunciar a o aumento da censura a determinadas ferramentas na internet como o Google. O Partido Comunista nega a existência do massacre e evita — o máximo que pode — o debate em torno da questão.


Estima-se que cerca de cem mil manifestantes entre estudantes, intelectuais e trabalhadores participaram do protesto
A clássica imagem de um homem que tenta parar uma fileira de tanques que se dirigia para a praça é considerada uma das mais influentes do século 20. 

Não se sabe o que teria acontecido com o "homem-tanque". Alguns relatos dão conta de que ele foi morto pelas tropas governamentais e outros que ele vive no interior do país.


1)  Vazamentos do Wikileaks negam que massacre tenha existido (da forma como contam)
Informes divulgados pelo The Daily Telegraph em 2011 negam a versão corrente de que soldados massacraram os estudantes na Praça Celestial. De acordo com as informações da embaixada dos Estados Unidos em Pequim, divulgadas com exclusividade pelo jornal, os militares abriram fogo contra manifestantes fora do centro da cidade.

Outro telegrama diz que "um diplomata chileno testemunhou os soldados ocupando a Praça da Paz Celestial: embora alguns disparos pudessem ser ouvidos, ele disse que não viu nenhum fogo contra a massa de estudantes, viu apenas alguns deles apanharem".
2)  Jornal The New York Times confirmou a versão
O chefe de sucursal em Pequim do jornal norte-americano à época, Nicholas Kristof, em artigo intitulado "Atualização da China: Como os linhas-duras venceram", publicado em 12 de novembro de 1989, afirma no fim de um texto crítico ao governo chinês que "baseado em minhas observações nas ruas, nenhuma versão está certa, nem a oficial nem as feitas por estrangeiros.

Não houve massacre na Praça da Paz Celestial, embora tenha havido muitas mortes em outras partes". O autor foi duramente criticado pela declaração.



Para lembrar acontecimento, chineses costumam acender velas em memória das vítimas
3)  Imprensa internacional
Apesar de a imprensa internacional estar em Pequim por ocasião da visita do ex-presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, o governo ordenou que elas encerrassem suas transmissões. 

A única cadeia televisiva que pôde gravar o interior da praça na noite de 3 a 4 de junho foi a espanhola TVE.

A maioria das emissoras estava no Hotel Pequim, de onde não é possível ver a Praça Celestial. Por isso, o diplomata espanhol Eugenio Bregolat sustenta que a imprensa se equivocou na cobertura por não ter presenciado os fatos.

A versão de que tanques chineses teriam esmagado estudantes passando por cima e dando marcha à ré para esmagá-los novamente também é contestada pelo diplomata: "Os únicos blindados da história que deram marcha à ré foram tanques italianos em Guadalajara", disse em entrevista ao El Periódico.com.
4)  Último manifestante foi libertado 24 anos depois
Jiang Yaqun foi posto em liberdade em maio de 2013, aos 73 anos. Ele sofre de Alzheimer e não tem casa ou família para recebê-lo, como disseram as autoridades chinesas.

O jornal The Guardian afirmou que Yaqun foi o último manifestante “contrarrevolucionário” a ser libertado. 

De acordo com a organização China Human Rights Defenders, 906 manifestantes foram presos naquela ocasião.
5)  Números são controversos



Não existem cifras oficiais a respeito da quantidade de vítimas provocadas pela ação de 4 de junho. Autoridades, no entanto, mencionaram, logo após os fatos, que “um milhar de soldados e policiais foram mortos, feridos ou sequestrados”, como reportou o jornal El País no dia seguinte.
As mães da Praça da Paz Celestial possuem nome e sobrenome de 205 mortos. No entanto, "estimativa" realizada por jornais internacionais e ativistas do país é de que este número possa chegar a 3 mil.

A dificuldade de reconhecer as vítimas estaria no fato de que muitos dos estudantes terem vindo do interior.
6)  Circo e protesto
Em 2013, o Cirque de Solei apresentou a emblemática foto do “homem tanque” em uma tela gigante por cerca de quatro segundos para uma plateia de cerca de 1500 pessoas em Pequim como parte de uma montagem de imagens de protestos durante apresentação de "They Don't Care About Us", de Michael Jackson, durante a turnê "Michael Jackson Immortal World Tour".
As imagens e menções aos protestos na Praça da Paz Celestial seguem sendo proibidas na China.
7)   Até a Bolsa protestou
Em 4 de junho de 2012, a Bolsa de Xangai registrou uma queda de 64,89 pontos, o que foi apontado como uma lembrança à data do massacre (4/6/89).
8)  Mais vítimas
Em maio de 2012, Ya Weilin, pai de um dos jovens mortos em 1989, suicidou-se em protesto contra a falta de respostas das autoridades a respeito dos acontecimentos.

“A China, o grande Partido Comunista da China matou meu filho, mas nunca sequer pediu desculpa. Nós somos cidadãos não podemos dizer uma única palavra?”, escreveu tempos antes de se matar.

Marcelo Ferla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.