Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

terça-feira, 10 de junho de 2014

Admirável mundo torto.


Vozes de Ruanda: Opera Mundi entrevista sobreviventes 20 anos após genocídio.
07/04/2014
Fabiola Ortiz (*) | Kigali (Ruanda)
Assista ao vídeo feito nas ruas e periferias do país: "Não temos escolha. Temos que aceitar que aconteceu.".
Nesta segunda-feira (07/04), Ruanda lembrou os 20 anos do genocídio que devastou um dos países mais pobres do mundo. Entre abril e julho de 1994, cerca de 800 mil pessoas foram mortas no genocídio promovido pelo governo de maioria hutu, com apoio de potências ocidentais.
Opera Mundi foi às ruas e às periferias do país para entender os reflexos do massacre na sociedade atual.
Veja o resultado:



Sobre o vídeo:
Publicado em 10/04/2014
O luto oficial em Ruanda começou nesta segunda-feira (07/04) data oficial do início do genocídio. Uma série de eventos de homenagens e tributos tem sido realizada desde o início do ano. Sob o nome em Kinyarwanda (língua falada no país) de Kwibuka, os ruandeses dedicam parte do tempo para reverenciar os mortos e relembrar a tragédia que manchou de sangue a história do país.
A palavra Kwibuka significa lembrar, explicou o diretor do Memorial do Genocídio de Gisozi, Honoré Gatera. "São três dias de luto para lembrar o genocídio em seu vigésimo aniversário. É um grande evento. O tema é lembrar, unir e renovar".
(*) com Dodô Calixto e Mariane Roccelo

Marcelo Ferla
fonte: opera mundi


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.