Campanha devolve cocô de cachorro aos donos que “esqueceram” de recolhê-lo.
Brunete é um povoado espanhol de dez mil habitantes, vizinho
a Madrid, e que chamou a atenção de outras cidades do país por conta de uma
campanha governamental criativa e eficiente. O objetivo: reduzir a quantidade
de cocô de cachorro espalhado em suas ruas.
Depois de uma ação em 2012 que não teve efeito, a prefeitura
da cidade, em parceria com a agência McCann, lançou a campanha “Objetos
Perdidos”. Os objetos em questão são as fezes caninas, entregues numa embalagem
àqueles donos – digamos – distraídos, que “esqueceram” de recolher a sujeira e
dar-lhe o destino correto..
O esquema de devolução dos dejetos caninos funcionou assim:
uma equipe foi às ruas para observar os passeios dos moradores com seus
cachorros. Quando um voluntário detectava que alguém não recolhia as fezes do
animal, se aproximava de seu dono para fazer carinho no bicho e aproveitava
para perguntar seu nome e raça. Outro recolhia o cocô e o embalava. Mais tarde,
checavam o endereço do cachorro na base de dados da prefeitura que mantém registrados
todos os animais domésticos da cidade. Aí era só bater na porta de sua casa
para devolver a sujeira.
As caixas com o “objeto perdido” foram entregues a 147
pessoas. O pacote também incorporava uma advertência dizendo que a próxima vez
em que o cocô de seu cachorro fosse deixado na rua poderia render multa de até
300 euros.
Curtiu? A campanha fez sucesso, tanto nas redes sociais, em
que ficou conhecida como #cacaexpress, como no meio publicitário. No último
Festival Internacional de Cannes, realizado em maio, a campanha ganhou o prêmio
leão de bronze. Mas o mais importante: conseguiu reduzir em 70% a quantidade de
cocô de cachorro das ruas de Brunete.
Marcelo Ferla
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