Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Animais.


Confesso a vocês que acho de suma importância o estudo na área veterinária dos animais domesticáveis que temos em nosso mundo, para que estes convivam da forma mais adequada possível conosco e com a atenção e cuidados devidos, sem sofrimento. Quanto àqueles que (quase todos nós) utilizamos como fonte consumível, de alimentação e extração de outras matérias primas (bovinos, suínos, aves, etc), sou forte na opinião de que a exploração dos mesmos é muito válida, tanto na área de benefícios consumíveis, como já citei, bem como em áreas como a da medicina, eu mesmo só estou vivo, como diabético tipo I que sou, eis que um dia já utilizei insulina suína, retirada do pâncreas de porcos.
Mas como tudo na vida penso que todo estudo científico tem limites, havendo uma fronteira clara entre os eticamente corretos e adequados e os exagerados, sedentos por descobertas que lhes consagrem como cientistas que são custe o preço que custar, ou seja, algo doentio, atos que não me deixam dúvidas, ainda mais quando se trata do que será visto abaixo,  UMA DAS ATITUDES CONTRA ANIMAIS MAIS GROTESCA E DESUMANA QUE JÁ VI, ALGO ABSURDO.
Como se não bastasse estão dentre as imagens, crianças, sendo estimuladas a presenciar, aprender e, por que não, admirar uma atitude que classifico como cruel, dolorosa, sofrível e antiética, ratifico ainda, completamente desumana, contra estes animais, características estas nem um pouco difíceis de se encontrar nos dias de hoje em profissionais da área veterinária sem o mínimo de ética. Ainda bem que não se trata aqui de caráter generalizado destes profissionais.


Entenda o caso:
Vacas com furo ao lado, Cânula Ruminal necessidade ou crueldade?
Seria uma necessidade ou estes esquemas que deixam o estômago das vacas em exposição é um ato de crueldade ?
Vacas com um furo do lado, necessidade ou crueldade?Em busca de  melhor qualidade criadores tem cada vez mais tomado esses tipos de atitudes afim de descobrir como funciona o poderoso processo digestivo do animal, será que vale tudo para ter uma produção maior ?
Cânula Ruminal:

Acesso permanente ao estômago de uma vaca para analisar o processo de alimentação para MAXIMIZAR a produção de CARNE e LEITE.


 




A cânula ruminal atua como um dispositivo que permite o acesso a um dos quatro estômagos de uma vaca, o rúmen, permite uma extensa pesquisa e análise do sistema digestivo do animal.

O estômago de ruminantes tem quatro compartimentos: o rúmen, retículo, omaso e abomaso. A cânula é colocada no lado esquerdo do ruminante e serve como o local principal para a fermentação microbiana de alimentos ingeridos.
O objetivo deste método é investigar o processo digestivo de cada alimento que é fornecido para vacas, ovelhas, lhamas, cabras, sempre com o objetivo de obter a maior produtividade de leite e carne, economizando custos.Esta é uma das muitas experiências terríveis que são realizadas diariamente com os animais.
Mas e as complicações?
Complicações podem ocorrer após a implantação de cânulas permanentes, como peritonite e vazamento de conteúdo ruminal. O vazamento de grande quantidade de conteúdo do rúmen pode levar o animal à desidratação e desnutrição.
Além disso, o líquido ruminal extravasado provoca lesões na pele, produz odor desagradável e favorece o aparecimento de miíases.
Dessa forma, podem estudar e analisar todo o processo adicionando enzimas, vitaminas diretamente na barriga e caso a vaca coma algo que não seja bom, eles podem retirar.
Sinistro não ? Conte-nos o que você acha sobre esse conturbado tema.

Marcelo Ferla


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.