Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

domingo, 15 de setembro de 2013

Admirável mundo torto.



“Deusas violentadas” | Poderosa campanha indiana condena a violência doméstica

Todos os dias a violência contra a mulher estampa os jornais, revistas, sites. Quando não, estão ocorrendo na casa vizinha, no bairro vizinho, sendo assunto recorrente. No Brasil, no ano de 2012, foram registrados 732.468 casos de violência domestica, mas, infelizmente, esta não é uma realidade apenas local.
Na contramão das condutas de violência contra as mulheres, existem outras que visam subverter a lógica social, como a campanha publicitária criada pela empresa Taproot. A campanha trouxe à tona o reflexo do cotidiano, ou seja, a violência doméstica contra a mulher, impressa sob o símbolo máximo de um povo: a religião. A empresa utilizou de antigas imagens de Deusas da cultura Indiana para trazer as marcas empregadas pela violência às mulheres comuns, despertando assim um olhar de contradição no público atingido. Como as mulheres, divinizadas em determinado espaço, podem ser violentadas no seu cotidiano? Este é o reflexo que o individuo deve se ater no momento em que visualiza a peça publicitária.
As imagens são pinturas que atualizam velhos retratos a óleo de Deusas Indianas, tendo os detalhes dos adereços sido pintados ou fotografados para dar maior realidade à figura. Além da imagem, o texto é também impactante: “Reze para que este dia nunca chegue. Hoje, mais de 68% das mulheres indianas sofrem violência doméstica. Amanhã, parece que nenhuma mulher será poupada. Nem aquelas pela qual oramos”.
As campanhas ainda apresentam um número disque-denúncia. Na Índia, somente no ano passado, foram registrados 244.270 crimes cometidos contra mulheres. Uma situação que precisa ser revestida e pela qual a ação se propõe.




Marcelo Ferla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.