“Deusas violentadas” | Poderosa campanha indiana
condena a violência doméstica
Todos os dias a violência contra a mulher estampa os
jornais, revistas, sites. Quando não, estão ocorrendo na casa vizinha, no
bairro vizinho, sendo assunto recorrente. No Brasil, no ano de 2012, foram
registrados 732.468 casos de violência domestica, mas, infelizmente, esta não é
uma realidade apenas local.
Na contramão das condutas de violência contra as
mulheres, existem outras que visam subverter a lógica social, como a campanha
publicitária criada pela empresa Taproot. A campanha trouxe à tona o reflexo do
cotidiano, ou seja, a violência doméstica contra a mulher, impressa sob o
símbolo máximo de um povo: a religião. A empresa utilizou de antigas imagens de
Deusas da cultura Indiana para trazer as marcas empregadas pela violência às
mulheres comuns, despertando assim um olhar de contradição no público atingido.
Como as mulheres, divinizadas em determinado espaço, podem ser violentadas no
seu cotidiano? Este é o reflexo que o individuo deve se ater no momento em que
visualiza a peça publicitária.
As imagens são pinturas que atualizam velhos retratos a
óleo de Deusas Indianas, tendo os detalhes dos adereços sido pintados ou
fotografados para dar maior realidade à figura. Além da imagem, o texto é
também impactante: “Reze para que este dia nunca chegue. Hoje, mais de 68% das
mulheres indianas sofrem violência doméstica. Amanhã, parece que nenhuma mulher
será poupada. Nem aquelas pela qual oramos”.
As campanhas ainda apresentam um número
disque-denúncia. Na Índia, somente no ano passado, foram registrados 244.270
crimes cometidos contra mulheres. Uma situação que precisa ser revestida e pela
qual a ação se propõe.
Marcelo Ferla
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