Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

terça-feira, 9 de julho de 2013

Mensagem.


Operação do FBI contra vírus pode deixar hoje (dia 09) milhares sem Internet
Revista Época
Nesta terça-feira, 9 de julho, cerca de 260 mil pessoas em todo o planeta podem ficar sem Internet, por conta de uma ação do FBI que está tentando combater um vírus – chamado DNSChanger – difundido por uma rede de criminosos.
O desligamento temporário de alguns servidores é a última etapa da operação, que já dura dois anos. As informações são do saite CBC News e foram reproduzidas pela revista Época, em sua edição desta semana.
O vírus em questão ataca o DNS (Sistema de Nome de Domínios - na sigla em inglês), que tem como função converter os nomes dos sites em números. Por meio do sistema, um computador consegue entrar em contato com o outro. Quando o vírus invade o DNS, este se altera – por isso o nome ‘DNSChanger’.
O vírus infecta computadores pelos métodos mais comuns, como e-mails e sites contaminados. Quando uma máquina está infectada, o usuário acaba sendo desviado para outros saites ao tentar acessar uma página. Esses sites são em geral fraudulentos, que podem roubar dados pessoais e secretos, como senhas bancárias.
O FBI conseguiu desvendar o caso no ano passado, prendendo uma quadrilha de seis estonianos e tomando controle de uma centena de servidores que os criminosos manipulavam. Nesta terça-feira (09), o FBI vai desligar esse sistema. Com isso, todos os computadores que ainda usam o esquema vão encontrar um bloqueio e não conseguirão se conectar à Internet, até que estejam livres do vírus. Os usuários podem se prevenir fazendo um back-up da máquina e, depois, eliminando o DNSChanger por meio de um antivírus.
De acordo com Paul Vixie, presidente da empresa Internet Systems Consortium (ISC), que vem operando o esquema de redirecionamento para o FBI, o vírus chegou a atingir 650 mil máquinas em todo o mundo. Estima-se ainda que o crime rendeu quase US$ 20 milhões em quatro anos para a quadrilha por trás do DNSChanger.
De acordo com os últimos dados oficiais, calculados em 11 de junho, o Brasil possui cerca de 6 mil IPs contaminados com o vírus.
Descubra se você corre perigo no saite www.dns-ok.us. Se aparecer um quadrado verde, não se preocupe, o seu computador está livre. Mas se aparecer uma caixa de cor vermelha, a sua máquina está infectada com o DNSChanger.
Uma dica local
O técnico em Informática Jorge Borcelli - que dá suporte ao Espaço Vital - explica que "como o FBI irá tirar do ar os servidores DNS falsos, os micros contaminados que consultam este sistema de nomes de domínios falso irão parar de acessar a Internet".
Mas isso não indica que o usuário estará protegido. "Seu micro poderá continuar contaminado. Para isso é necessário manter o sistema operacional atualizado, dispondo de um bom antivírus. Na dúvida deve ser procurado um bom profissional".
Ele está disponível para prestar informações via e-mail (jorge@borcelli.com.br ).

fonte: Espaço Vital e Revista Época
post: Marcelo Ferla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.