Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Sabia dessa.


Suposto guarda do campo de concentração de Auschwitz é preso

Um suposto ex-guarda do campo de concentração de Auschwitz foi preso na Alemanha, anunciou nesta segunda-feira a promotoria da cidade de Stuttgart.

"As forças da polícia criminal de Baden Wurtemberg, cumprindo uma ordem da promotoria de Stuttgart, prenderam em sua residência um ex-funcionário do campo de concentração de Auschwitz,  93 anos, que fazia parte do serviço de guardas desde 1941 até seu fechamento, em 1945, e que é suspeito de cumplicidade em assassinatos", afirma a promotoria em um comunicado.

A identidade do suspeito não foi fornecida, mas, segundo a imprensa alemã, trata-se de um homem chamado Hans Lipschis, nascido na Lituânia, e que vive e Aalen, sudoeste da Alemanha.

Em seu relatório 2013, o Centro Simon Wiesenthal, que persegue os antigos nazistas, coloca Lipschis na 4ª posição na lista dos criminosos mais procurados.
O centro afirma que ele serviu no batalhão da SS entre 1941 e 1945, e que participou "em massacres e perseguições de civis inocentes, principalmente judeus".

Segundo uma matéria do canal público SWR, Lipschis assegura ter trabalhado em Auschwitz como cozinheiro e não como guarda.

De acordo com o jornal Die Welt, Lipschis foi naturalizado pelo regime nazista. Foi morar nos Estados Unidos em 1956 e viveu em Chicago até sua extradição para a Alemanha, em 1983.

Algumas imagens que marcaram e mancharam a história da humanidade na II Grande Guerra, com a introdução do que os nazistas chamaram de Resolução Final, ou seja, o extermínio total dos judeus e outras raças consideradas inferiores em locais denominados campos de concentração.









p.s - se alguém tiver dúvidas da necessidade de vincular imagens como estas aqui, saiba que isso não se trata de ato de mero sensacionalismo, mas de uma lembrança constante que deve ser eternamente exercitada para que não ocorra novamente entre pessoas iguais entre si.

Marcelo Ferla

Um comentário:

  1. Ontem assisti A lista de Schindler, cenas fortes, marcantes, iguais a essas q vi acima... já o caso do nazista eu perdi, quase ñ to tendo tempo pra ver mais noticiário, portanto, me informei aqui, contigo.
    Realmente uma pena, essa mancha na história, e não somente essa né?
    beijinhos doces.
    Regina Castro.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.