Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Falando Nisso!!





Sabedoria de Mãe.


Este senhor que aparece na imagem acima se chama Arthur Schopenhauer, filósofo alemão conhecido de todos aqueles que são admiradores de boa filosofia.

Mas não é especificamente de Schopenhauer que pretendo falar, pois, sua história como pensador é vasta e, sendo assim, merece um texto a parte com qualidade e domínio da vida deste, ou seja, é necessário se saber muitíssimo mais do que sei para se escrever com qualidade sobre este filósofo.

O que ocorre é que ontem, fui surpreendido por uma coluna escrita pelo mestre David Coimbra na página 43 de Zero Hora. Em sua coluna David, como sempre genial na forma de escrever e, principalmente, de contar as coisas da vida, cita um trecho de uma carta escrita por Johanna, a mãe de Schopenhauer, onde esta, faz críticas severas a forma de ser e viver do filósofo. Me imprecionei com as declarações da mãe que não tinha uma vida de fácil trato com o filho que, durante a vida, rompera convívio com ela. 

Por conta disto as declarações e sinceridade postas no texto são um tanto quanto sábias e, principalmente de uma atualidade incrível.

Confesso que me identifiquei muito com  acarta e as palavras de Johanna, não no sentido das qualidades mencionadas por ela as quais o filósofo possuía, mas pelos defeitos deste Igualmente postos nas linhas desta. Leia abaixo o trecho:

"Tu não és um homem mau, não estás desprovido de inteligência, nem de educação, em suma, dispões de tudo que poderia fazer de ti um modelo e exemplo para a sociedade humana.
Conheço muito bem os teus sentimentos e sei que existem poucos e melhores do que tu, mas és também aborrecido e insuportável em outros sentidos e acho muito dificil conviver contigo. Todas as tuas boas qualidades são empanadas porque tu te julgas 'esperto demais' e essa arrogância não te serve para nada nesse mundo, simplesmente porque não podes controlar essa tua mania de querer saber mais do que os outros, de encontrar defeitos em toda parte, menos em ti mesmo, de querer controlar tudo e de te achar capaz de melhorar as pessoas com que te relacionas. Isso serve apenas para exasperar os que se acham ao redor de ti, niguém está interessado em ser assim ensinado e melhorado de uma forma tão violenta, menos ainda por um indivíduo tão insignificante como ainda és; ninguém pode suportar uma censura vinda de alguém que ainda demonstra tantas fraquezas em seu caráter pessoal e muito menos pode gostar dessa tua maneira de criticar os outros em um tom oracular, definindo tudo á tua maneira, sem admitir a menor objeção. Se fosses menos instruído e inteligente do que és, serias simplesmente ridículo; mas, mesmo que reconheçam tuas qualidades, continuas extremamemnte irritante. Os seres humanos, em geral, não se portam com maldade quando não se sentem atacados".

Como pode se notar no trecho que David declarou ser um dos mais ácidos da carta, as palavras podem ser antigas, mas a lição é tão atual quanto o ar que estamos respirando neste exato momento.

Coisas de sabedoria de mãe.

Marcelo Ferla


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.