Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

quinta-feira, 7 de junho de 2018

O que é um ataque sônico e como ele pode impactar a saúde


O que é um ataque sônico e como ele pode impactar a saúde
Rafael Iandoli 

Funcionários da diplomacia americana em Havana teriam sido vítimas de armas que usam ondas sonoras para causar danos físicos e psicológicos.
FOTO: ALEXANDRE MENEGHINI/REUTERS
SEDE DA EMBAIXADA AMERICANA EM HAVANA, CAPITAL DE CUBA
Pouco mais de dois anos depois de Cuba e EUA reatarem seus laços diplomáticos com a reabertura das respectivas embaixadas na capital do outro país, o governo americano decidiu mandar 15 diplomatas cubanos embora de Washington. 
O motivo é um “ataque à saúde” dos funcionários do serviço diplomático americano em Havana. 
As vítimas demonstraram uma série de sintomas que incluem danos cerebrais moderados, perda de audição permanente, perda de equilíbrio e dores de cabeça regulares. 

Uma das possibilidades trabalhadas pelas autoridades americanas é a de um “ataque sônico”, ou seja, o uso de armas sonoras. 
Segundo a rede CBS, essa foi a conclusão das investigações do governo dos EUA. Não há confirmação oficial, contudo. 
Algumas vítimas relataram ouvir sons agudos sem explicação antes de apresentar os sintomas. 
Outras não ouviram nada. 
O governo americano não acusa o cubano de ter protagonizado o ataque, mas julga que os anfitriões falharam em proteger os diplomatas visitantes, conforme manda a Convenção de Viena.

22 funcionários americanos apresentaram os sintomas

O governo cubano investiga o caso. 
Um funcionário canadense também foi atingido.
A possibilidade de um ataque sônico é visto com ceticismo por alguns especialistas. 
A hipótese, contudo, é a mais provável para outros, uma vez que a emissão de ondas sonoras inaudíveis pode causar danos ao corpo humano e é explorada no livro “Sonic Warfare” de Steve Goodman, professor de música e estudos culturais do MIT. 

Como acontece um ataque sônico
FOTO: MIKE CASSESE/REUTERS - 03.06.2010
POLICIAIS AMERICANOS MOSTRAM NOVO CANHÃO DE SOM PARA A IMPRENSA
Armas que utilizam o som para desnortear ou causar danos em inimigos, geralmente não letais, são utilizadas desde a Segunda Guerra Mundial
Em 2005, por exemplo, a tática foi utilizada por Israel para reprimir manifestantes palestinos por meio de um veículo chamado “O Grito”. 
Polícias dos EUA também possuem “canhões” sonoros chamados LRAD (Dispositivos Acústicos de Longo Alcance, na sigla em inglês). 
Esses são equipamentos audíveis. 


O ataque sônico consiste na propagação de ondas sonoras que podem ou não ser perceptíveis para o ouvido humano. 
Caso não sejam perceptíveis, é porque estão abaixo ou acima do espectro de ondas que nosso órgão é capaz de detectar — acima de 20Hz e abaixo de 20kHz. 
Valores inferiores são as ondas infrassônicas, e os superiores, as ultrassônicas. 
A possibilidade de existir uma arma que dispara sons em frequências não audíveis é alvo de discussão. 
Elas seriam feitas a partir de transdutores — aparelhos que convertem um tipo de energia (como sinais elétricos) em outra (como ondas sonoras) e são encontrados na internet. 
Mas, segundo alguns especialistas, só impactam o corpo humano caso haja contato direto com o aparelho. 
Para causar danos como o que aconteceu em Cuba, seria preciso utilizar amplificadores que aumentam o tamanho da arma e a deixam mais difícil de esconder. 
Dado o alto número de vítimas, é possível que um aparato menos simples do que uma arma caseira tenha sido usado. 
Impacto na saúde Ondas infrassônicas são as mais utilizadas para fins militares e de controle popular. 
As ultrassônicas, por sua vez, são mais fáceis de serem direcionadas a um alvo específico, e por isso, alguns especialistas ouvidos pelo jornal inglês The Guardian acreditam que elas foram as responsáveis pelo caso dos diplomatas americanos em Cuba. 
Os efeitos deste tipo de arma podem gerar danos físicos e psicológicos, que vão desde o desconforto momentâneo, que termina com o desligamento do “canhão sônico”, até efeitos permanentes, como a surdez. 
Entre os efeitos físicos estão a vertigem, a perda de equilíbrio, dificuldades para enxergar e desorientação. 
As ondas sonoras podem também ressoar em órgãos internos, causando náusea, vômito, diarreia e espasmos musculares. 
Já os impactos psicológicos foram detectados em experimentos com ondas infrassônicas atingindo diretamente o cérebro e o sistema nervoso dos voluntários. 
Inquietude, agitação e depressão são alguns dos efeitos possíveis, a depender do tipo de onda sonora utilizada. 
Para os mais céticos, a explicação mais factível é que os funcionários americanos tenham sido expostos, propositalmente ou não, a alguma substância química, que podem causar danos na saúde — inclusive a perda de audição.

post: Marcelo Ferla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.