Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Budismo.



Siga a si mesmo
Bernardo Sommer

Existe algo no universo algo que sabe mais sobre você do que você mesmo? 
Há no universo algo que sabe mais do que você sobre suas qualidades, limitações e necessidades? 
Se disser sim, olhe para dentro de si mesmo e desculpe-se! 
Pois pensando que é tão pouco assim, está criando muros cada vez mais largos em volta de sua mente consciente, separando-o cada vez mais de quem realmente é, ignorando partes fundamentais que compõem quem você é, e por esse motivo cai na ilusão de achar que não se conhece tão bem, talvez você nem tenha tentado…
Jamais valorize mais algo que vem “de fora” da sua própria consciência, se tens vontade de fazer alguma coisa que achará produtivo para si e/ou para os outros, vá e faça! 
Não importa se uma pessoa que acha ter mais sabedoria que você lhe disser: “esse não é seu caminho” ou “você ainda não está preparado”. 
Isso denota muita soberba espiritual, falta de consciência em relação à consciência alheia. 
E mesmo que suas intenções sejam movidas pelo ego, vá e faça, pois você sabe quem controla o seu ego? 
É sua própria mente! Parece loucura né? 
Mas quem mais o controlaria? 
Há algo além em você do que você mesmo? 
Claro que quem nós somos é resultado das influências de todas as pessoas que conhecemos em nossa vida, como dizia Jacques Lacan, “o inconsciente é o discurso dos outros“, e ainda que você possa vir a dizer, “existem espíritos obsessores me influenciando”, a resposta para isso está na própria frase, influenciando, não escolhendo por você. 
Sua falta de responsabilidade sobre si mesmo é o que permite esse suposto controle sobre você.


“Se você ficar obcecado sobre se você está tomando a decisão certa, basicamente você está acreditando que o universo vai recompensá-lo por uma coisa e puni-lo pela outra.
O universo não tem agenda fixa. 
Depois de tomar qualquer decisão, ele funciona em torno dessa decisão. 
Não há certo ou errado, apenas uma série de possibilidades que mudam com cada pensamento, sentimento e ação que você experiência.”
Deepak Chopra
O Observador usa o ego para nos levar a aprender e a ter mais vivências, mais experiências que nos levarão a ter mais contato com nosso íntimo, porque cada nova experiência pode trazer novas perspectivas, se estivermos abertos, e essa é uma questão fundamental do aprendizado: estar aberto. 
Pois é fácil tomar as palavras ditas aqui como uma desculpa para seguir iludindo a si mesmo através de orgulhos, vaidades e luxurias pessoais, dizendo que está seguindo sua “vontade maior”. 
Mas preste atenção nas mensagens que passamos como um todo e verá que essa não é a ideia. 
O que estou propondo aqui é que use as experiências criadas pelo ego para absorver aprendizados delas e então, continue em frente. 
Viver para satisfazer as vontades pessoais é estagnar seu desenvolvimento, pois elas não produzem novos aprendizados, apenas o mantem preso em um ciclo perpétuo de repetição, já que não há como satisfazer a luxuria, nem que por um momento, pois assim que o objeto de desejo é adquirido você irá instantaneamente buscar mais. 
Buda dizia que a luxuria é como um fogo, você não pode satisfazer o fogo alimentando-o com mais lenha.
Outra questão importante é o de não ter medo de errar ao seguir o seu ego, pois os “erros são, no final das contas, fundamentos da verdade. 
Se um homem não sabe o que uma coisa é, já é um avanço do conhecimento saber o que ela não é.” (Carl Jung). 
Ou seja, com a falha, vem o aprendizado, se você estiver aberto a receber lições e não apenas preocupado com o que você tem a ganhar ou perder com a situação, ou ainda, achar que já sabe o que precisa saber e achar que “a vida é só isso”, sendo “isso” apenas uma perspectiva sua. 
Não existem problemas no mundo real, o que existem são situações, “problema” é um modo de interpretar uma situação (por “mundo real” me refiro a “aquilo que é” e não o que achamos sobre o que é). 
Mas quando você começa a prestar atenção nas coisas a sua volta, com interesse genuíno, irá conectar os padrões que a vida apresenta mais facilmente e tudo que acontece se torna seu professor. 
Por isso, não pratique suas ações valorizando as expectativas, positivas ou negativas, apenas aja pelo bem de agir. 
Se algo não for como o esperado avalie o que ocorreu e melhore. 
É preciso que hajam problemas para haverem soluções e inovações.
“Um erro não se torna um problema até você se recusar a corrigi-lo.“
John F. Kennedy
Não tenha medo, nada pode atingir quem você realmente é sem a sua permissão, você é a única pessoa que pode diminuir sua intensidade, a única coisa que pode limitá-la é você mesmo, através de suas crenças de achar-se menos do que você é e os hábitos inconscientes que você decide ignorar. 
E mesmo em situações de dificuldades intensas, onde parece que não haver solução, lembre-se de que o perigo pode vir a ser real, mas ter medo é uma escolha, travar e não agir é uma escolha.
Tudo que foi dito eu percebi durante minha experiência como humano, mas sinceramente, não desejo lhe impor isso, apenas estou lhe contando sobre minha vivência, cada pessoa deve saber de si, e seguir seu próprio mestre interno, si mesmo.
“Nunca sigam a ninguém, sigam apenas a si mesmos. E ainda assim tenham cuidado!“
Nessahan Alita
Cada um que agora lê, tem uma reação diferente, para alguns é a chave para algumas de suas questões, para muitos estou equivocado e para outros estou sendo incongruente.
Agradeço a todos independentemente do que estejam pensando!
Ouça a TODOS! “Sigam a ninguém”.
Pois TODOS tem algo a acrescentar e ninguém é o dono da verdade!

post: Marcelo Ferla
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.