Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Admirável mundo torto.


Airbnb cancela contas de neo-nazistas que pretendiam se hospedar em Charlottesville para marcha de supremacia branca.

por: Vitor Paiva

Assumir discursos de inclusão, contra o preconceito e em nome da diversidade é gesto comum entre startups e empresas como um todo. 
Na prática, porém – na hora em que tal compromisso ameaça afetar mínima e momentaneamente o bolso das empresas – e comum que tal discurso acabe diluído. 
Twitter e Facebook constantemente são acusados, por exemplo, de nada fazerem de concreto contra posturas e discursos criminosos em suas plataformas.
Mas não o Airbnb: a plataforma de aluguel de casas vêm comprovando que seu compromisso com a diversidade e contra o preconceito é real, posicionando-se clara e contundentemente contra o regresso que os EUA e o mundo parecem atualmente sugerir.
Depois de veicular uma campanha em pleno Super Bowl contra a política xenofóbica do atual governo americano, e de colaborar pela condenação de uma anfitriã de sua plataforma que justificou o cancelamento de uma reserva com comentários racistas, a empresa agora foi além, estabelecendo-se como claro e forte exemplo: todos que tentaram alugar apartamentos na cidade de Charlottesville, no estado da Virgínia, nos EUA, tiveram seus perfis verificados; quem foi identificado como participante da marcha racista que ocorria na cidade teve seu perfil cancelado.


A marcha racista Unite The Right, ocorrida em Charlottesville, nos EUA


A cidade recebeu o absurdo movimento Unite The Right (Una a direita), que marchou por Charlottesville com tochas nas mãos e gritos ultranacionalistas pela bizarra supremacia branca, contra negros, imigrantes, gays e judeus. 
Várias pessoas ficaram feridas e uma pessoa morreu quando um automóvel avançou contra manifestantes contrários ao movimento.
A posição do Airbnb foi clara: a plataforma não seria usada para que supremacistas brancos espalhassem preconceito e violência.


“Não à supremacia branca”

Trata-se do estabelecimento de um novo paradigma no que diz respeito ao posicionamento de uma empresa em relação ao racismo e ao preconceito. 
Que outras plataformas recebam o exemplo do Airbnb com clareza: em certos casos, no lugar de justificativas escorregadias e posicionamentos evasivos (como foi o bizarro e frágil posicionamento até mesmo do presidente Donald Trump), a colocação clara e evidente das bonitas palavras das https://www.airbnb.pt/campanhas em prática é fundamental, tendo assim o compromisso ético à frente de tudo – inclusive do lucro.


“Sem espaço para racistas”

post: Marcelo Ferla
texto: Vitor Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.