Blogueira lança loja
virtual de moda para portadores de diabetes.
Marina Barros divulga sua
loja virtual, que dispõe de camisetas exclusivas, pulseiras e acessórios
originais.
Produtos têm propósito de incentivar a aceitação da doença.
Tudo começou durante uma
viagem aos Estados Unidos, quando Marina ficou fascinada diante de uma loja de
artigos dedicados ao diabetes, em uma galeria que conheceu por lá. E não se
tratava apenas de itens alimentícios. Mas sim, coisas comuns em terras
brasileiras.
"Gastei quase todo o meu dinheiro lá. Voltei pensando, por
que não criar uma loja assim aqui no Brasil? Liguei a uma amiga que fazia
camisetas para aniversários de crianças, contei sobre a ideia e imediatamente
colocamos a coisa no ar", explica.
Marina conta que a
inspiração para sua coleção de camisetas surgiu de coisas que encontrava pela
Internet.
"Eu fico pensando em coisas que eu gostaria de falar para o
mundo e transformo em camisetas".
No entanto, algumas frases são pérolas
de sua autoria, como um de seus slogans preferidos pelo público que acompanha
assiduamente sua página no Facebook: "Somos naturalmente doces".
De coração aberto:
informação é essencial
Marina explica que o lado
emocional da doença ainda é pouco abordado, até mesmo pelos especialistas, e
orgulha-se por levantar essa bandeira.
"Eu acho que as pessoas vestem as
estampas por orgulho da doença ou para demonstrar amor a um diabético. Por
exemplo a estampa,
"Eu amo uma pessoa com diabetes". Acho que a
camiseta dá base a uma parte emocional que a gente nem sabe que tem.
Uma
camiseta pode transformar muito a vida de alguém com o diagnóstico, sabe?! Não
vejo o porquê de não estampar uma causa legítima no peito", desabafa.
Além dos desafios da
própria DT1, familiares e pacientes convivem ainda com a falta de conhecimento
e informação, o que muitas vezes acaba criando opiniões desfavoráveis sobre a
doença.
"No Natal vendemos a camiseta, "Eu amo alguém que tem
diabetes", para toda a família de uma garotinha recém-diagnosticada.
Eles
passaram toda a ceia com a camiseta e a menina se sentiu super amada e começou
a aceitar a doença.
Isso para mim vale mais do que o dinheiro do lucro",
comenta a escritora, emocionada.
Prestes a lançar seu
primeiro livro, "Crônicas da Diabética Tipo Ruim" (editora Book
Express), Marina Barros conta que 70% da arrecadação sobre a venda dos artigos
da sua loja virtual (http://diabeticatiporuim.com.br/index.php/loja/) é
revertida em investimento para novos produtos e novos projetos.
"As
pessoas que recebem o produto elogiam, postam fotos e acham maravilhoso. Toda
essa energia é o que nos mantém no foco para melhorar e criar coisas
novas", acrescenta.
Além das camisetas, a loja
virtual comercializa outros acessórios temáticos como capinhas para celular,
pulseiras, capas para bomba de insulina, camisetas, canecas, squeezes,
relógios.
"Não existem produtos assim dedicados ao tema no Brasil e eu
acho que é por isso que temos essa grande procura. Quando você usa a moda ao
seu favor, as pessoas curtem muito mais", reforça a escritora.
"Todo mundo gosta de usar
alguma coisa que expresse suas ideias e quer algo mais expressivo do que uma
camiseta? Usar a bomba de insulina pode ser chato e sem vida, mas usar com uma
capinha colorida, charmosa e especial, já muda todo o cenário", finaliza.
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Foto: Marcela Fonseca. |
Sobre o diabetes tipo 1
O diabetes tipo 1 ocorre
em cerca de 5 a 10% dos pacientes com a doença.
Os portadores de diabetes tipo
1 necessitam de injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue
em valores normais, e há risco de morte se as doses de insulina não são dadas
diariamente.
Embora ocorra em qualquer idade, é mais comum ser diagnosticado em
crianças, adolescentes ou adultos jovens.
Estima-se que haja, pelo menos, 400
milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo, e no Brasil, são cerca de 12
milhões de portadores, segundo dados do Ministério da Saúde e de sociedades
médicas.
Morrem a cada ano, aproximadamente 5 milhões de pessoas por
complicações causadas pela doença.
Sobre Marina Barros
Marina Barros é escritora,
fotógrafa e amante da vida.
Portadora do diabetes tipo1, desde 2013 dedica-se
integralmente na orientação adequada, disseminação de informação, engajamento
da sociedade e opinião pública, para a realidade de quem sobrevive a batalha
diária com a doença.
O blog
(www.diabeticatiporuim.com.br) é um dos mais visitados e influentes sobre o
assunto, ajudando milhares de famílias no Brasil e no exterior a enfrentar as
dificuldades dessa doença fatal e sem cura.
Sua missão pode ser definida como:
"Ajudar o maior número de pessoas que sofrem com o diabetes tipo 1.
Mostrar a elas como encarar os obstáculos e dificuldades da doença, sem abrir
mão da sua liberdade e da vontade de viver tudo aquilo que quiser".
post: Marcelo Ferla
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