Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Dica do Blogueiro.


Teoria crítica, de Helio Gallardo.
Livro estuda matriz e possibilidade de Direitos Humanos.


Em 'Teoria crítica: matriz e possibilidade de Direitos Humanos' (Editora Unesp, 395 páginas, R$85, tradução de Patricia Fernandes), obra contextualizada na realidade latino-americana, Helio Gallardo parte da constatação de que um abismo separa o discurso dos direitos humanos de sua efetivação prática nas sociedades modernas para propor uma reflexão sobre o fundamento desses direitos. 

Para ele, sua matriz estaria na formação social moderna, única a reconhecer as capacidades subjetivas, integrais e universais do homem, e não em um discurso filosófico ou no jusnaturalismo.
Assim, afirma o caráter histórico dos direitos humano s e os relaciona às reivindicações da sociedade civil, rejeitando as premissas de que seriam inatos à espécie, e justificados pela dignidade inerente à condição humana.
Nesse contexto, diz, violações básicas, como a pobreza e a exclusão, que afetam um setor significativo da população mundial, não têm sido culturalmente reconhecidas como atentados contra a humanidade. 

Assim como não se reconhece como delito o discurso discriminador da Igreja Católica contra as mulheres e os homossexuais.
Gallardo pontua que os direitos humanos são convencionados, produzidos pelos próprios sujeitos em sua história econômica, sexual, política e espiritual. 

E, como consequência, podem ser violados, revertidos e anulados por ações, institucionalizadas ou não, desde que percebidas como ilegítimas por setores significativos da população:  "Construir uma cultura de direitos humanos exige, assim, um esforço político permanente, uma vez que não podem ser derivados de nenhuma condição inata ou da inércia das instituições."

Sobre o autor


Helio Gallardo é chileno, professor da Universidade da Costa Rica. 

Publicou, entre outras obras, Crisis del socialismo histórico: ideologias y desafios (1991); Fenomenología del mestizo (1993); Derechos humanos como movimiento social (2005).

post: Marcelo Ferla
fonte: UnAN – Unesp Agência de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.