Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Curiosidades.


Oito coisas que você provavelmente não sabia sobre os figurinos de Star Wars.

1 – Não se precisou de nenhum ator para os Clone Trooper na nova trilogia


É claramente visível que a nova trilogia é carregada de computação gráfica, o que tornou algumas cenas possíveis, mas nem sempre a computação gráfica foi utilizada para tornar alguma cena possível, como no caso dos Clone Trooper, na nova trilogia, nenhum ator usou as vestimentas, isso porque todos os Troopers foram feitos no computador.

2 – O figurino de Anthony Daniels (C-3PO) quebrava toda hora


O orçamento do primeiro filme de Star Wars não era ilimitado, ele era apertado para o porte de filme que foi apresentado, e com isso, a roupa de Anthony Daniels estava longe de ser perfeita, no primeiro dia de filmagens o figurino desmontava a cada poucos minutos, as vezes chegando a machucar o ator, situação nada agradável nos desertos da Tunísia.

A situação se agravou quando a perna esquerda do figurino quebrou e forçou através do plástico o pé de Daniels.

3 – O bantha no filme “A New Hope” é um elefante fantasiado





Quando um bantha aparece na tela, cumpre seu papel de parecer um animal extraterrestre, gera a sensação de nunca ter visto algo parecido, tanto no cinema quando na vida real. Seu tamanho, com grandes chifres, pele grossa e falta de traços faciais cobertos com a pelagem o tornam único, mas na realidade ele não passa de um elefante asiático fêmea chamada “Mardji”, pego emprestado de um parque temático no sul da Califórnia.

Vestir Mardji não era nada fácil devido as altas temperaturas do Vale da Morte, oficialmente o local mais quente da Terra, com que fazia que ela ficasse inquieta, tentando a todo custo tirar o traje. Embora fosse um elefante bem treinado, o traje com a pele grossa e muitos pelos, faz ser compreensível a intolerância que Mardji teve.

4 – O manto de Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness) foi alugada como uma comum fantasia de monge


Após o termino das filmagens de “A New Hope”, o manto de Obi-Wan Kenobi foi perdido até 2005, quando um funcionário que verificava o estoque de trajes de monge no armazém de uma loja em Londres especializada em fantasias, percebeu que um dos trajes tinha um estranho capuz e imediatamente mostrou para o seu gerente. Para ambos foi uma alegria descobrir que aquele nada mais era que o manto perdido de Obi-Wan Kenobi, desaparecido a quase 30 anos.

Surpreendentemente a empresa estava usando o manto todo esse tempo, mas ninguém sabia o seu verdadeiro valor. O manto foi usado pela Universal em 1999 no filme “A Mumia” em um figurante, e até alugado pelo público em geral como fantasia de Halloween. Em 2007 o manto foi leiloado por £54.000,00.

5 – Peter Cushing (Grand Moff Tarking) usava seus slippers no set de filmagem


O estimado ator de filmes de terror Peter Cushing em “A New Hope”, achou doloroso utilizar as botas fornecidas para o traje, alegando que eram pequenas demais para seus pés. Depois de discutir o problema com George Lucas, foi acordado que as cenas onde os pés do personagem Tarking apareceriam seriam limitados, e Cushing estava autorizado a utilizar seus slippers, que apesar de confortáveis não tinham nada a ver com o traje de do personagem.

Os câmeras responsáveis pelas filmagens das cenas com Cushing, faziam de tudo para que o enquadramento fosse acima do joelho do ator ou que os pés estivessem atrás de alguma coisa, assim ele podia ter seus pés confortáveis e quentinhos enquanto estava na Deathstar.

6 – Os seios de Carrie Fisher (Princesa Leia) foram apertados com Gaffer Tape*


Carrie Fisher, foi condenada a apertar seus seios porque George Lucas insistia que não havia roupas intimas no espaço (a humanidade viaja através de galáxias, mas nunca pensou em fazer uma cueca e um sutiã, digno). Apenas retirar o sutiã não era uma solução, já que seus mamilos poderiam ser vistos através de seu traje, e a fita fora utilizada para que houvesse certeza que isso não aconteceria. Dizem que as únicas instruções que George Lucas a deu foram “Vá mais rápido” ou “Mais intensa”.

*Gaffer Tape – Poderia ser traduzido como fita adesiva, mas Gaffer Tape é uma fita de tecido de algodão de alta qualidade, recoberta com vinil.

7 – Executivos do estúdio estavam insatisfeitos com o Chewbacca estar pelado


De acordo com Mark Hamill (Luke Skywalker), o traje do Chewbacca estava a um triz de ser refeito para se colocar algum tipo de vestimenta abaixo da cintura; isso porque os executivos estavam insatisfeitos com a nudez do personagem (o executivo era o king kong?).

8 – Carrie Fisher (Princesa Leia) pensava que seus trajes não eram suficientemente sexy


Carrie Fisher reclamou dos figurinos que ela precisou usar nos dois primeiros filmes de Star Wars, alegando que eram muito longos e largos, ou seja, encobriam suas curvas. Esta queixa levou a usar o traje escravo de Jabba (Slave Leia moldando caráter até hoje) em “Return of the Jedi”.

De acordo com a equipe, graças ao sutiã do traje de escrava, precisou-se verificar os seios da atriz em cada take para ter certeza que estavam “direitinho”, inclusive precisando refazer algumas cenas por causa de “acidentes” do traje. A pergunta que fica é: Cadê essas cenas nos extras?

Espero que tenham curtido mais estas curiosidades desta saga que amo. Abraços.

Marcelo Ferla

Um comentário:

  1. curiosidades, umas eu já sabia, outras não, valeu a pena ter dado uma passada e conferir...
    Adoro Star Wars, tenho até o mangá. rs*...
    beijinhos

    Regina Castro

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.