A obra “A Privataria Tucana” - Col. História Agora, Amaury Ribeiro Jr, Ed. Geração, causou um alvoroço nestes últimos dias, gerando inúmeros manifestos, positivos e negativos, eis que trata a obra em suas linhas, de relatar denuncias de cunho político advindas de governantes e suas governanças do PSDB, dito um governo de direita.
De minha parte, acho que vem ocorrendo um erro grosseiro daqueles que estão adquirindo a obra. Os leitores ao lerem esta, limitam-se ao questionamento sobre a veracidade dos fatos ali apontados como verdadeiros, dividindo-se entre os que negam as linhas, os ditos de direita, ou estão os que defendem a obra e seu conteúdo, os ditos de esquerda. Leitura leviana, se feita desta forma.
Mal sabem estes que esquerda e direita, em seu conteúdo e conceitos ideológicos mais puros e essenciais, sequer existem nos dias de hoje no Brasil, e que a governabilidade do país na atualidade, depende muito mais de articulações entre quem se odiava no período militar, por exemplo, não havendo mais uma disputa no sentido de identidade como naquele período, os interesses são difusos, tão ambiciosos quanto naquele tempo.
Não se ouve mais falar tanto em oposição e situação, mas sim em ocupação de terreno, cargos, estratégias de boa vizinhança, leões de chácara, coisas assim, não direita ou esquerda, mas em centro-direita, ponta esquerda, parecendo mais futebol do que política. Se apoia quem pode mais.
Acho que a obra de Amaury Ribeiro Jr deve ser tida como uma obra para todos os lados e direções de nosso país, bem como tipos de governos, se é que eles ainda têm algo de “tipos”.
Erros a cerca de má governabilidade estão ocorrendo simultaneamente no que erroneamente chama-se, ainda hoje, de situação e oposição, devendo tal obra ser vista e analisada do ponto de vista "geral" de nossa política, e não tão somente em relação às denuncias feitas pelo autor da obra em relação a um partido como o PSDB.
Todos os partidos, sem exceção, pecam hoje em sua governabilidade, alias, sempre pecaram, ou por ações administrativas políticas errôneas/ilícitas, ou por omissão e concordância com o que está errado e ilícito neste setor de nossa sociedade atual.
Sou apolítico, voto nas pessoas e não em legendas ou ideias á venda, sou dotado do meu ideal de governabilidade e assim escolho aqueles que acho mais aptos a concretizarem este meu ideal.
Acho que erros estão ocorrendo em todas as frentes políticas, sejam estas de direita ou de esquerda, ou melhor, sendo estas do bolo todo que se formou. Não leiam a obra, achando que ela serve de fundamento contra o PSDB somente. Caso façam isso, serão atiradores de pedras que possuem teto de vidro.
Marcelo Ferla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião.