Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Opinião do Blogueiro





O poder da foto.

Sou um aficionado por fotos, tenho uma paixão por esta nobre arte. 

Um dia ainda ei de fazer um curso que me ensine um pouco desta arte incrivelmente apaixonante.

Certos fotógrafos, para mim, em especial aqueles que trabalham com a natureza, não são considerados profissionais, mas sim artistas, sentimento que estendo a todos os fotógrafos.


Estes profissionais possuem, todos, independentemente de seu ramo de atuação, um dom, pois, não somente os fotógrafos da natureza, mas os outros que trabalham em ramos distintos com outros tipos de imagens nos proporcionam através destas, sensações incríveis ao ver estas fotos que até bem pouco tempo, em decorrência da tecnologia, não poderiam ser feitas e captadas.

Mas também acho que mesmo as fotos mais antigas e as mais simples (amadoras) tiradas por nós, possuem a sua importância imensurável, eis que registram a nossa história, a evolução da nobre arte da fotografia e de nossas vidas.

A fotografia é algo que, assim como o livro, é insubstituível no que se refere a qualquer forma de tecnologia que possa vir a surgir com a intenção idiota de substituí-los. Tal idéia é algo inatingível, eis que se refere a duas coisas que jamais serão substituídas, independente do que vier daqui em diante.

As fotos, assim como os livros, são palpáveis e visíveis, e com os sentidos do tato a da visão, igualmente insubstituíveis,  fazem rir, chorar e trazem consigo os sentimentos mais diversos, o que é sublime e essencial e que, se não forem exercidos desta forma, vendo e tocando, não geram esses sentimentos.

Em sendo assim, começo hoje a postar com maior freqüência imagens que, a meu ver, são magníficas, não somente aquelas referentes à natureza, mas de todos os ramos da fotografia, imagens valiosas a todos nós, por mais simples que sejam, algumas invisíveis aos olhos comuns, eis que estas, independente da técnica colocada na feitura destas, sempre são tiradas com uma fórmula infalível: amor, um olho clinicamente e especialmente preparado e treinado ou com olhos simples, por pessoas não profissionais, mas que geram, todas elas, imagens tão ou mais importantes do que as feitas por profissionais.

Vale lembrar que tudo isto é o resultado do uso de uma fórmula que sequer às vezes é notada quando utilizada.

As profissionais, por serem todas tiradas com um dom que nós, que possuímos olhos destreinados, não conseguimos ver, assim como, não conseguimos atingir, possuem méritos, justamente pela técnica e sensibilidade que estes mestres desta arte possuem.

Quanto a nós, fotógrafos amadores, não possuímos a técnica e olhos treinados do profissional, mas de uma forma expressiva diferente ou nem tanto, cnseguimos expressar a nossa forma o que sentimos no momento exato da foto tirada.

Nós amadores, não devemos jamais sentir vergonha de tirarmos fotos de tudo, pois aqueles que riem ou acham ridículo o ato tirarmos uma foto com o Michey, por ser a primeira vez que se está na Disney, a frente de uma fonte, ao lado de um ídolo, em pontos turísticos chiques ou não possuem severos problemas, pois são doidos em fazer o mesmo, mas lhes falta coragem, tudo por conta do que os outros acham, sempre o que os outros acham, não entendem estas, a importância deste registro, da felicidade de, após a viagem ou visita a determinado lugar, ao olharem depois estas e rirem muito dos micos e momentos felizes que vivenciaram naquela ocasião, sentirão o que os bobos.


Portanto, não tenha vergonha deque acharam eles cafonas, perderam a oportunidade de tirar fotos ao lado de vacas enfeitadas, de monumentos já consagrados mundo afora, de momentos engraçados por mais infantis que possam parecer. Vale tudo, vale a felicidade do momento e, principalmente, o registro desta felicidade.

Viva a foto, viva a todos os fotógrafos, profissionais ou amadores, viva o registro dos momentos alegres, felizes, desde a foto na beira da praia, até a mais rara e técnica das fotos premiadas, pois a felicidade e o que o nosso mundo que não cuidamos, deve ser cuidado, sob pena de não poderemos registrar, todos, mais e mais momentos lindos e felizes em nossas vidas.

Cuidem do planeta, das pessoas próximas, antes que não possamos registrar tudo isto e, se fizermos isto, poderemos sempre rir e chorar de alegria olhando acompanhados ou sozinhos aquele álbum inesquecível.

Marcelo Ferla 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.