Seja bem vindo ao Blog do Marcelo Ferla

Informativo

Sempre gosto de lembrar aos leitores que este blog tem como intenção trazer à tona a informação, o conhecimento e o debate democrático sobre os assuntos mais variados do nosso cotidiano, fazendo com que todos se sintam atualizados.

Na medida em que você vai se identificando com os assuntos, opine a respeito, se manifeste, não tenha medo de errar, pois a sua opinião é de suma importância para o funcionamento e a real função deste espaço, qual seja, a de levar a todos o pensamento e a reflexão.

O diálogo sobre o que é escrito aqui e sobre o que vem acontecendo ao nosso redor é muito mais valioso e poderoso do que podemos imaginar.

Portanto, sinta-se em casa, leia, informe-se e opine. Estou aqui para opinar, dialogar, debater, pensar, refletir e aprender. Faça o mesmo.

Pesquisa

Custom Search

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Opinião do Blogueiro


O Papa nunca foi pop.  (Escrito em 18.08.2011)

Está nos jornais que ocorrerá em Madrid a 26° Jornada da Juventude Católica, encontro entre os jovens católicos do mundo e o Papa, a autoridade máxima desta religião, fato este que só ocorre a cada triênio. Para o encontro são esperados mais de 02 milhões de jovens, toda esta multidão, com o intuito de se encontrar com um homem que, na minha análise, não possui nenhuma capacidade de dialogar sobre os assuntos de interesse da atual juventude católica.

Mesmo assim, estes lá estarão vindos de Madrid e do mundo todo, na tentativa de se manifestar e assim, atualizar o pobre velho dos desejos e aflições que estes têm atualmente, mesmo sendo muito dos desejos destes totalmente conflitantes em relação ao que pensa o velhote.

Para se ter a dimensão do evento, serão 450 mil técnicos de estrutura e organização, 30 mil voluntários, 4.750 jornalistas e mais alguns números impressionantes. Para? Para nada. Para aproximar os jovens da fé? O ser humano nunca precisou de um líder católico para aproximar-lhe de seu Deus. A fé de cada católico, nos dias de hoje, vem muito mais de sua própria crença interior em Deus, no Espírito Santo, do que por méritos da doutrina enferrujada da Igreja Católica, que só faz perder o primeiro lugar da religião católica para a religião mulçumana, tudo por conta de um choque de pensamentos entre os seguidores do catolicismo e seu líder. Enfim, eles não precisam de Papa para isto, dele não.

No ano de 2008, na cidade de Sidney, Bento XVI afirmou que “a jornada não deveria ser um tipo de festival de rock, com o Papa como um superstar, como uma estrela em torno da qual todos giram, mas que ele era e sempre fora só um delegado que aponta para o Outro que está no meio de nós: Jesus Cristo”. 

Finalmente o velho corcunda que usa seu anel de lacrar cartas secretas que na sua maioria possuem ordens que mandam jogar para baixo do tapete os casos de pedofilia ocorridos, só para citar um dos casos, em sua terra, na sua igreja, pelos seus comandados, ainda quando bispo de lá. Nota o velho que está perdendo terreno, muito terreno e, desta forma, em um ato de humildade falsa e descarada, diz ser só aquele que aponta para o Todo Poderoso.

Ora, convenhamos, quando escolhido, o Papa é tido pela Igreja Católica e seus cordeirinhos, como o representante de Deus na terra, um posto ridículo, tanto pela presunção daquele que ocupa, pois é tão somente um chefe de Estado que representa em quase todos os casos o papado e suas funções desconhecidas, tanto pelo fracasso que vem desempenhando como esse representante que em nada se compara a algo desse vulto, bastando para tal analisarmos os exemplos aceitos por este, exemplos de fracasso em sua representação (isso não existe), desde a época da inquisição, passando pelo envolvimento com o nazismo na segunda grande guerra, até os atuais casos absurdos de pedofilia ocorridos nos últimos anos que destroem famílias como um simples sopro divino.

A proibição do aborto, mesmo em casos legais já consagrados por muitas sociedades ocidentais em suas legislações, a distribuição intensiva de preservativos no continente africano e no restante do planeta, juntamente com uma intensiva educação sexual aos que lá vivem e vivem em outros locais carentes, para que assim, a AIDS não faça vítimas como ocorre hoje naquele continente e em outros lugares desprovidos de estrutura, à diminuição da fome no mundo, a diminuição da violência, a conscientização destes jovens que irão até o velho contra o bulling, a homofobia, xenofobia, racismo, os casos de violência nas escolas, etc.

Agora pergunto a vocês: Em relação a todos estes assuntos, quais deles você já presenciou o Vaticano tomar uma atitude mais enérgica por parte do seu Chefe de Estado que não a sua lamentação e reza em relação ao que ocorre de trágico no mundo, sempre na janela localizada na Basílica de São Pedro, aquela que ninguém o vê e que ele, por surdez e distância, não recebe críticas em relação ao que diz?

O Exército Brasileiro, juntamente com a nação brasileira, é o país que mais doações internacionais vem fazendo aos locais que atualmente vem sofrendo catástrofes naturais, sendo exemplo de excelência no auxílio, basta recordar do caso do Haiti. Lá, no máximo o que poderíamos ver, seriam irmãs fardadas dando benção às pobres almas feridas física e psicologicamente, todas elas, as irmãs, com a bíblia na mão e só dizendo: “que Deus lhe abençoe e lhe proteja”, nada mais.

A verdade seja dita. Bento, o velho, não está nem aí para estes assuntos, quando se manifesta sobre eles, adivinhe somente lamentações, manifestações estas, diga-se de passagem, medíocres, sem efeito, aparecem na mídia mais por respeito do que por força da palavra do Senhor do Vaticano, da importância do que ele pensa, do que ele pretende fazer, pois ele, ao contrário de seu líder maior, que não fez, mas falou muito e converteu sua fala em pregações e ações que perduram até hoje, 2011 anos depois.

O Vaticano mofa em suas idéias ultrapassadas, cheirando todas estas a naftalina, pois, de minha parte, a tal Jornada Mundial da Juventude, dita uma oportunidade para aproximar estes jovens da Igreja de Pedro, não tem nenhum intuito de aproximação do velho com os jovens, eis que isso se torna quase impossível, tal a distância enorme deles para com o Papa. Este, definitivamente não tem condições para esclarecer e auxiliar na resolução das dúvidas que os já jovens católicos têm a respeito dos assuntos antes mencionados.

Há que se entender eu não importa a Igreja Católica o auxilio a problemas latentes e atuais e sim, tão somente a tentativa desesperada de angariar cordeiros de Deus a velha casa do Senhor.

O único problema nesta missão de fé é que o chefe, o velho Bento XVI, não tem nada de pop, não possui este popularidade, carisma, um tipo de poder de juntar multidões assim como aquele que ele substituiu tinha, é um cara chato, de sorriso amarelado, carrancudo, teimoso e extremamente retrogrado e como diz a letra dos Engenheiros do Havaí á época de João Paulo II, “o pop não poupa ninguém”.

Marcelo Ferla
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.