A coisa no Japão está confusa. E, em estando confusa, se tem um baita problema para os japoneses e principalmente para as autoridades da ilha nipônica.
Falo isto por que os japoneses, que são na sua essência um povo extremamente organizado e respeitoso, odeia, eu disse odeia, desorganização, mentira, trapalhadas e qualquer coisa deste tipo.
Ocorre que são justamente coisas assim que vem acontecendo lá diariamente, quando se fala em informações a respeito da tragédia nuclear que assolou o país asiático.
A questão é que o premiê japonês, Naoto Kan, diz estar "tudo bem" e mais, que os índices de radioatividade nos reatores estão sendo controlados gradativamente e logo logo chegarão a normalidade, podendo todos viverem felizes para sempre comendo seu sushi.
Já a empresa Tokyo Electric Power Company (Tepco), operadora da usina nuclear de Fukushima, elevou o nível de radiação de 5 para 7 na escala INES. Diz ainda que a coisa será no mínimo igual ou até pior do que foi em 1986 em Tchernobil (Ucrânia), o que tornaria a tragédia do Japão a maior da era nuclear.
Até posso entender que as informações não sejam fornecidas pelas autoridades com 100% de precisão, tudo para que não se tenha, em se agindo em contrário, um efeito posterior de caos, pavor, pânico ou qualquer coisa deste tipo generalizados, tornando asim, a coisa ainda pior do que já se encontra.
Mas para os japoneses, no caso específico destes, por pior que seja a notícia e seus futuros efeitos, estes querem e exigem que as informações sejam dadas sim com 100% de fidelidade e honestidade, pois como disse, estes não toleram lenga-lenga.
Em sendo assim, acho que o melhor para o povo japonês, seu premiê e o resto do mundo é que toda a verdade seja dita, e imediatamente, sob pena de todos sabermos da verdade tarde demais, o que só virá a agravar os efeitos futuros disto tudo, aumentando os frutos podres da tragédia ocorrida.
Isso é necessário também para que a situação seja analisada por todos o mais rápido possível, para que assim, tudo seja realmente resolvido a contento, caso contrário estaremos, todos, fadados a severos problemas pura e simplesmente por negligência de informações.
O mundo já sofre com vários agressores gerados pelo homem e a última coisa da qual necessitamos é de mais uma.
Marcelo Ferla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião.